Fraternidade Socorrista Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino

Fraternidade Socorrista
Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino

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Umbanda, sua origem

Umbanda, sua origem

Umbanda, sua origem

Zelio Fernandino de Moraes

Zélio Fernandino de Moraes, dezessete anos, padecia de uma doença desconhecida, que o paralisara, chegou a ser desenganado pelos médicos. Certo dia, para surpresa da família sentou-se na cama e afirmou que no dia seguinte estaria curado. O que de fato aconteceu e espantou a família de formação católica, que buscou resposta para o ocorrido na Federação Espírita de Niterói. O rapaz foi convidado a ocupar um lugar à mesa de trabalhos, sentindo-se deslocado e constrangido. Percebeu então que os espíritos que se manifestavam aos videntes, como índios e pretos, eram convidados a se retirar. Impelido por uma força estranha, levantou-se e perguntou a razão da proibição aos espíritos que embora de aspecto humilde, eram trabalhadores. Estabeleceu-se um debate e um dos videntes perguntou: – O irmão é um padre jesuíta.   Porque fala dessa maneira e qual o seu nome?

 “Amanhã estarei na casa deste aparelho, simbolizando a humildade e igualdade que devem existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. E se querem um nome que seja este! Sou Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque para mim não há caminho fechado”.

Na noite de 15 de novembro de 1.908, manifestava-se na Federação Espírita de Niterói, pelo médium Zélio de Moraes, o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Assim, pois, nasceu oficialmente a Umbanda, que veio preencher uma lacuna no universo religioso brasileiro, bem ao gosto de nossa gente, unindo o branco, o negro e o índio, como sucede com o nosso povo mestiço. A partir deste momento, a visão umbandista, alcançou as fronteiras intelectuais, sendo encontrada a sua manifestação primeira, juntamente com o princípio da aventura humana na Terra.

Portanto, se as manifestações de toda a humanidade pode ser encontrada na Umbanda, podemos concluir que não encontraremos templos, centros, tendas ou casas de caridade com ritual uniformizado. Para que tal fato ocorresse, seria necessário o poder centralizado, codificado ou determinado, por exemplo, por um Papa, ou Aiatolá, etc…

Cada casa de caridade possui um ritual determinado pelo seu mentor espiritual, que está em contacto com vibrações dos Guias de Luz, espíritos superiores que coordenam a ordem e evolução dos trabalhos que serão realizados.Por não existir uma codificação definida e dada por única, muitas casas de caridade trabalham de forma conflitante, com os conceitos adquiridos individualmente. Em muitos casos, pessoas de má fé se utilizam do nome umbandista, para cometerem os piores crimes dentro da sociedade humana, e em consequência grandes tragédias espirituais.

Alguns rituais são mais parecidos com o candomblé e se utilizam de conceitos mais africanos, outros mais se parecem com pajelanças, ou mesa branca, ou ainda a combinação dos três anteriores. Mas fundamentalmente se está sendo praticada à caridade material, social e espiritual, acima de qualquer interesse, está se cumprindo à palavra do Caboclo das Sete Encruzilhadas, trazendo a palavra e a luta do povo humilde de Deus, para que a lei máxima da fraternidade será cumprida.

A seguir passarei a descrever, o que conheci e aprendi sobre a Umbanda e seus mensageiros, com todo o amor e respeito que tenho pela sabedoria dos protetores espirituais que me acompanham nessa minha passagem pela Terra.

CALENDÁRIO DE SAUDAÇÕES

20
– Oxossi
– São Sebastião
– Arcanjo Haniel

02
– Yemanjá
– N. Sra. dos Navegantes
– Arcanjo Gabriel

* Carnaval e Quaresma
Tempo do Exú do Orixá

17
– Oxalá
– S. José de Arimatéia
– Arcanjo Miguel

19
– Oxalá
– São José
– Arcanjo Miguel

21
– Yorimá
– São Bento
– Arcanjo Cassiel

31
– Oxalá
– São Benedito
– Arcanjo Miguel

13
– Oxossi
– Aniv. Cacique Águia Branca
– Arcanjo Haniel

23
– Ogum
– São Jorge
– Arcanjo Camael

13
– Yorimá
– Pretos Velhos
– Arcanjo Cassiel

22
– Oxalá
– Santa Rita de Cássia
– Arcanjo Miguel

24
– Santa Sarah
(Padroeira do Povo Cigano)

30
– Ogum Yara
– Santa Joana D’arc
– Arcanjo Camael

13
– Oxalá
– Santo Antonio
– Arcanjo Miguel
– Tranição de Ogum para Xangô

24
– Xangô Agodô
– São João Batista
– Arcanjo Saquiel

29
– Xangô Alufam
– São Pedro
– Xangô Alafim
– São Paulo
– Arcanjo Saquiel

22
– Oxalá
– Sta. Maria Madalena
– Arcanjo Miguel

25
– Xangô Djacutá
– São Tiago
– Arcanjo Saquiel

26
– Xangô Aganju
– São Joaquim
– Arcanjo Saquiel
– Nanã
– Sant’Ana
Arcanjo Gabriel

16
– Yorimá
– São Roque
– Arcanjo Cassiel

28
– Xangô Abomi
– Santo Agostinho
– Arcanjo Saquiel

Lua Crescente Aniv. Mestre Gilles

27
– Yori
– São Cosme e Damião
– Arcanjo Rafael

29
– Oxalá
– Arcanjo Miguel

30
– Xangô Caô
– São Jerônimo
– Arcanjo Saquiel

04
– Oxalá
– S. Francisco de Assis
– Arcanjo Miguel

12
– Oxum – Yemanjá
– N. Sra. Aparecida
– Arcanjo Gabriel

27
– Ogum de Lei
– Aniv. do Mentor Sr. Zeferino
– Arcanjo Camael

02
– Yorimá
– Arcanjo Cassiel

04
– Yansã
– Santa Bárbara
– Arcanjo Gabriel

08
– Yemanjá
– Imaculada Conceição
– Arcanjo Gabriel

14
– Dia dos Marinheiros

17
– Yorimá
– São Lázaro
– Arcanjo Cassiel

25
– Oxalá
– Natal de Jesus
– Arcanjo Miguel

Arcanjos e Orixás

Arcanjos e Orixás na Umbanda

No processo da criação descrito no Gênesis, em cada etapa foi deixado um guardião e zelador da obra divina com o nome de Arcanjos.

Umbanda

Umbanda

É preciso entender que a Umbanda, nascida e praticada no Brasil, com...

Umbanda, sua origem

Zelio Fernandino de Moraes

Zélio Fernandino de Moraes, dezessete anos, padecia de uma doença desconhecida, que o paralisara, chegou a ser desenganado pelos médicos. Certo dia, para surpresa da família sentou-se na cama e afirmou que no dia seguinte estaria curado. O que de fato aconteceu e espantou a família de formação católica, que buscou resposta para o ocorrido na Federação Espírita de Niterói. O rapaz foi convidado a ocupar um lugar à mesa de trabalhos, sentindo-se deslocado e constrangido. Percebeu então que os espíritos que se manifestavam aos videntes, como índios e pretos, eram convidados a se retirar. Impelido por uma força estranha, levantou-se e perguntou a razão da proibição aos espíritos que embora de aspecto humilde, eram trabalhadores. Estabeleceu-se um debate e um dos videntes perguntou: – O irmão é um padre jesuíta.   Porque fala dessa maneira e qual o seu nome?

 “Amanhã estarei na casa deste aparelho, simbolizando a humildade e igualdade que devem existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. E se querem um nome que seja este! Sou Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque para mim não há caminho fechado”.

Na noite de 15 de novembro de 1.908, manifestava-se na Federação Espírita de Niterói, pelo médium Zélio de Moraes, o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Assim, pois, nasceu oficialmente a Umbanda, que veio preencher uma lacuna no universo religioso brasileiro, bem ao gosto de nossa gente, unindo o branco, o negro e o índio, como sucede com o nosso povo mestiço. A partir deste momento, a visão umbandista, alcançou as fronteiras intelectuais, sendo encontrada a sua manifestação primeira, juntamente com o princípio da aventura humana na Terra.

Portanto, se as manifestações de toda a humanidade pode ser encontrada na Umbanda, podemos concluir que não encontraremos templos, centros, tendas ou casas de caridade com ritual uniformizado. Para que tal fato ocorresse, seria necessário o poder centralizado, codificado ou determinado, por exemplo, por um Papa, ou Aiatolá, etc…

Cada casa de caridade possui um ritual determinado pelo seu mentor espiritual, que está em contacto com vibrações dos Guias de Luz, espíritos superiores que coordenam a ordem e evolução dos trabalhos que serão realizados.Por não existir uma codificação definida e dada por única, muitas casas de caridade trabalham de forma conflitante, com os conceitos adquiridos individualmente. Em muitos casos, pessoas de má fé se utilizam do nome umbandista, para cometerem os piores crimes dentro da sociedade humana, e em consequência grandes tragédias espirituais.

Alguns rituais são mais parecidos com o candomblé e se utilizam de conceitos mais africanos, outros mais se parecem com pajelanças, ou mesa branca, ou ainda a combinação dos três anteriores. Mas fundamentalmente se está sendo praticada à caridade material, social e espiritual, acima de qualquer interesse, está se cumprindo à palavra do Caboclo das Sete Encruzilhadas, trazendo a palavra e a luta do povo humilde de Deus, para que a lei máxima da fraternidade será cumprida.

A seguir passarei a descrever, o que conheci e aprendi sobre a Umbanda e seus mensageiros, com todo o amor e respeito que tenho pela sabedoria dos protetores espirituais que me acompanham nessa minha passagem pela Terra.

Texto de autoria de Edson Orphanak

CALENDÁRIO DE SAUDAÇÕES

20
– Oxossi
– São Sebastião
– Arcanjo Haniel

02
– Yemanjá
– N. Sra. dos Navegantes
– Arcanjo Gabriel

* Carnaval e Quaresma
Tempo do Exú do Orixá

17
– Oxalá
– S. José de Arimatéia
– Arcanjo Miguel

19
– Oxalá
– São José
– Arcanjo Miguel

21
– Yorimá
– São Bento
– Arcanjo Cassiel

31
– Oxalá
– São Benedito
– Arcanjo Miguel

13
– Oxossi
– Aniv. Cacique Águia Branca
– Arcanjo Haniel

23
– Ogum
– São Jorge
– Arcanjo Camael

13
– Yorimá
– Pretos Velhos
– Arcanjo Cassiel

22
– Oxalá
– Santa Rita de Cássia
– Arcanjo Miguel

24
– Santa Sarah
(Padroeira do Povo Cigano)

30
– Ogum Yara
– Santa Joana D’arc
– Arcanjo Camael

13
– Oxalá
– Santo Antonio
– Arcanjo Miguel
– Tranição de Ogum para Xangô

24
– Xangô Agodô
– São João Batista
– Arcanjo Saquiel

29
– Xangô Alufam
– São Pedro
– Xangô Alafim
– São Paulo
– Arcanjo Saquiel

22
– Oxalá
– Sta. Maria Madalena
– Arcanjo Miguel

25
– Xangô Djacutá
– São Tiago
– Arcanjo Saquiel

26
– Xangô Aganju
– São Joaquim
– Arcanjo Saquiel
– Nanã
– Sant’Ana
Arcanjo Gabriel

16
– Yorimá
– São Roque
– Arcanjo Cassiel

28
– Xangô Abomi
– Santo Agostinho
– Arcanjo Saquiel

Lua Crescente Aniv. Mestre Gilles

27
– Yori
– São Cosme e Damião
– Arcanjo Rafael

29
– Oxalá
– Arcanjo Miguel

30
– Xangô Caô
– São Jerônimo
– Arcanjo Saquiel

04
– Oxalá
– S. Francisco de Assis
– Arcanjo Miguel

12
– Oxum – Yemanjá
– N. Sra. Aparecida
– Arcanjo Gabriel

27
– Ogum de Lei
– Aniv. do Mentor Sr. Zeferino
– Arcanjo Camael

02
– Yorimá
– Arcanjo Cassiel

04
– Yansã
– Santa Bárbara
– Arcanjo Gabriel

08
– Yemanjá
– Imaculada Conceição
– Arcanjo Gabriel

14
– Dia dos Marinheiros

17
– Yorimá
– São Lázaro
– Arcanjo Cassiel

25
– Oxalá
– Natal de Jesus
– Arcanjo Miguel

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Nossa Casa

SEU ZEFERINO é o nosso Guia Mentor Chefe da Casa junto com MÃE YEMANJÁ.

Arcanjos

Arcanjos e Orixás na Umbanda

SEU ZEFERINO é o nosso Guia Mentor Chefe da Casa junto com MÃE YEMANJÁ.

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