Zélio Fernandino de Moraes, dezessete anos, padecia de uma doença desconhecida, que o paralisara, chegou a ser desenganado pelos médicos. Certo dia, para surpresa da família sentou-se na cama e afirmou que no dia seguinte estaria curado. O que de fato aconteceu e espantou a família de formação católica, que buscou resposta para o ocorrido na Federação Espírita de Niterói. O rapaz foi convidado a ocupar um lugar à mesa de trabalhos, sentindo-se deslocado e constrangido. Percebeu então que os espíritos que se manifestavam aos videntes, como índios e pretos, eram convidados a se retirar. Impelido por uma força estranha, levantou-se e perguntou a razão da proibição aos espíritos que embora de aspecto humilde, eram trabalhadores. Estabeleceu-se um debate e um dos videntes perguntou: – O irmão é um padre jesuíta. Porque fala dessa maneira e qual o seu nome?
“Amanhã estarei na casa deste aparelho, simbolizando a humildade e igualdade que devem existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. E se querem um nome que seja este! Sou Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque para mim não há caminho fechado”.
Na noite de 15 de novembro de 1.908, manifestava-se na Federação Espírita de Niterói, pelo médium Zélio de Moraes, o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Assim, pois, nasceu oficialmente a Umbanda, que veio preencher uma lacuna no universo religioso brasileiro, bem ao gosto de nossa gente, unindo o branco, o negro e o índio, como sucede com o nosso povo mestiço. A partir deste momento, a visão umbandista, alcançou as fronteiras intelectuais, sendo encontrada a sua manifestação primeira, juntamente com o princípio da aventura humana na Terra.
Portanto, se as manifestações de toda a humanidade pode ser encontrada na Umbanda, podemos concluir que não encontraremos templos, centros, tendas ou casas de caridade com ritual uniformizado. Para que tal fato ocorresse, seria necessário o poder centralizado, codificado ou determinado, por exemplo, por um Papa, ou Aiatolá, etc…
Cada casa de caridade possui um ritual determinado pelo seu mentor espiritual, que está em contacto com vibrações dos Guias de Luz, espíritos superiores que coordenam a ordem e evolução dos trabalhos que serão realizados.Por não existir uma codificação definida e dada por única, muitas casas de caridade trabalham de forma conflitante, com os conceitos adquiridos individualmente. Em muitos casos, pessoas de má fé se utilizam do nome umbandista, para cometerem os piores crimes dentro da sociedade humana, e em consequência grandes tragédias espirituais.
Alguns rituais são mais parecidos com o candomblé e se utilizam de conceitos mais africanos, outros mais se parecem com pajelanças, ou mesa branca, ou ainda a combinação dos três anteriores. Mas fundamentalmente se está sendo praticada à caridade material, social e espiritual, acima de qualquer interesse, está se cumprindo à palavra do Caboclo das Sete Encruzilhadas, trazendo a palavra e a luta do povo humilde de Deus, para que a lei máxima da fraternidade será cumprida.
A seguir passarei a descrever, o que conheci e aprendi sobre a Umbanda e seus mensageiros, com todo o amor e respeito que tenho pela sabedoria dos protetores espirituais que me acompanham nessa minha passagem pela Terra.
20
– Oxossi
– São Sebastião
– Arcanjo Haniel
02
– Yemanjá
– N. Sra. dos Navegantes
– Arcanjo Gabriel
* Carnaval e Quaresma
Tempo do Exú do Orixá
17
– Oxalá
– S. José de Arimatéia
– Arcanjo Miguel
19
– Oxalá
– São José
– Arcanjo Miguel
21
– Yorimá
– São Bento
– Arcanjo Cassiel
31
– Oxalá
– São Benedito
– Arcanjo Miguel
13
– Oxossi
– Aniv. Cacique Águia Branca
– Arcanjo Haniel
23
– Ogum
– São Jorge
– Arcanjo Camael
13
– Yorimá
– Pretos Velhos
– Arcanjo Cassiel
22
– Oxalá
– Santa Rita de Cássia
– Arcanjo Miguel
24
– Santa Sarah
(Padroeira do Povo Cigano)
30
– Ogum Yara
– Santa Joana D’arc
– Arcanjo Camael
13
– Oxalá
– Santo Antonio
– Arcanjo Miguel
– Tranição de Ogum para Xangô
24
– Xangô Agodô
– São João Batista
– Arcanjo Saquiel
29
– Xangô Alufam
– São Pedro
– Xangô Alafim
– São Paulo
– Arcanjo Saquiel
22
– Oxalá
– Sta. Maria Madalena
– Arcanjo Miguel
25
– Xangô Djacutá
– São Tiago
– Arcanjo Saquiel
26
– Xangô Aganju
– São Joaquim
– Arcanjo Saquiel
– Nanã
– Sant’Ana
Arcanjo Gabriel
16
– Yorimá
– São Roque
– Arcanjo Cassiel
28
– Xangô Abomi
– Santo Agostinho
– Arcanjo Saquiel
Lua Crescente Aniv. Mestre Gilles
27
– Yori
– São Cosme e Damião
– Arcanjo Rafael
29
– Oxalá
– Arcanjo Miguel
30
– Xangô Caô
– São Jerônimo
– Arcanjo Saquiel
04
– Oxalá
– S. Francisco de Assis
– Arcanjo Miguel
12
– Oxum – Yemanjá
– N. Sra. Aparecida
– Arcanjo Gabriel
27
– Ogum de Lei
– Aniv. do Mentor Sr. Zeferino
– Arcanjo Camael
02
– Yorimá
– Arcanjo Cassiel
04
– Yansã
– Santa Bárbara
– Arcanjo Gabriel
08
– Yemanjá
– Imaculada Conceição
– Arcanjo Gabriel
14
– Dia dos Marinheiros
17
– Yorimá
– São Lázaro
– Arcanjo Cassiel
25
– Oxalá
– Natal de Jesus
– Arcanjo Miguel
No processo da criação descrito no Gênesis, em cada etapa foi deixado um guardião e zelador da obra divina com o nome de Arcanjos.
É preciso entender que a Umbanda, nascida e praticada no Brasil, com...
Zélio Fernandino de Moraes, dezessete anos, padecia de uma doença desconhecida, que o paralisara, chegou a ser desenganado pelos médicos. Certo dia, para surpresa da família sentou-se na cama e afirmou que no dia seguinte estaria curado. O que de fato aconteceu e espantou a família de formação católica, que buscou resposta para o ocorrido na Federação Espírita de Niterói. O rapaz foi convidado a ocupar um lugar à mesa de trabalhos, sentindo-se deslocado e constrangido. Percebeu então que os espíritos que se manifestavam aos videntes, como índios e pretos, eram convidados a se retirar. Impelido por uma força estranha, levantou-se e perguntou a razão da proibição aos espíritos que embora de aspecto humilde, eram trabalhadores. Estabeleceu-se um debate e um dos videntes perguntou: – O irmão é um padre jesuíta. Porque fala dessa maneira e qual o seu nome?
“Amanhã estarei na casa deste aparelho, simbolizando a humildade e igualdade que devem existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. E se querem um nome que seja este! Sou Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque para mim não há caminho fechado”.
Na noite de 15 de novembro de 1.908, manifestava-se na Federação Espírita de Niterói, pelo médium Zélio de Moraes, o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Assim, pois, nasceu oficialmente a Umbanda, que veio preencher uma lacuna no universo religioso brasileiro, bem ao gosto de nossa gente, unindo o branco, o negro e o índio, como sucede com o nosso povo mestiço. A partir deste momento, a visão umbandista, alcançou as fronteiras intelectuais, sendo encontrada a sua manifestação primeira, juntamente com o princípio da aventura humana na Terra.
Portanto, se as manifestações de toda a humanidade pode ser encontrada na Umbanda, podemos concluir que não encontraremos templos, centros, tendas ou casas de caridade com ritual uniformizado. Para que tal fato ocorresse, seria necessário o poder centralizado, codificado ou determinado, por exemplo, por um Papa, ou Aiatolá, etc…
Cada casa de caridade possui um ritual determinado pelo seu mentor espiritual, que está em contacto com vibrações dos Guias de Luz, espíritos superiores que coordenam a ordem e evolução dos trabalhos que serão realizados.Por não existir uma codificação definida e dada por única, muitas casas de caridade trabalham de forma conflitante, com os conceitos adquiridos individualmente. Em muitos casos, pessoas de má fé se utilizam do nome umbandista, para cometerem os piores crimes dentro da sociedade humana, e em consequência grandes tragédias espirituais.
Alguns rituais são mais parecidos com o candomblé e se utilizam de conceitos mais africanos, outros mais se parecem com pajelanças, ou mesa branca, ou ainda a combinação dos três anteriores. Mas fundamentalmente se está sendo praticada à caridade material, social e espiritual, acima de qualquer interesse, está se cumprindo à palavra do Caboclo das Sete Encruzilhadas, trazendo a palavra e a luta do povo humilde de Deus, para que a lei máxima da fraternidade será cumprida.
A seguir passarei a descrever, o que conheci e aprendi sobre a Umbanda e seus mensageiros, com todo o amor e respeito que tenho pela sabedoria dos protetores espirituais que me acompanham nessa minha passagem pela Terra.
Texto de autoria de Edson Orphanak
20
– Oxossi
– São Sebastião
– Arcanjo Haniel
02
– Yemanjá
– N. Sra. dos Navegantes
– Arcanjo Gabriel
* Carnaval e Quaresma
Tempo do Exú do Orixá
17
– Oxalá
– S. José de Arimatéia
– Arcanjo Miguel
19
– Oxalá
– São José
– Arcanjo Miguel
21
– Yorimá
– São Bento
– Arcanjo Cassiel
31
– Oxalá
– São Benedito
– Arcanjo Miguel
13
– Oxossi
– Aniv. Cacique Águia Branca
– Arcanjo Haniel
23
– Ogum
– São Jorge
– Arcanjo Camael
13
– Yorimá
– Pretos Velhos
– Arcanjo Cassiel
22
– Oxalá
– Santa Rita de Cássia
– Arcanjo Miguel
24
– Santa Sarah
(Padroeira do Povo Cigano)
30
– Ogum Yara
– Santa Joana D’arc
– Arcanjo Camael
13
– Oxalá
– Santo Antonio
– Arcanjo Miguel
– Tranição de Ogum para Xangô
24
– Xangô Agodô
– São João Batista
– Arcanjo Saquiel
29
– Xangô Alufam
– São Pedro
– Xangô Alafim
– São Paulo
– Arcanjo Saquiel
22
– Oxalá
– Sta. Maria Madalena
– Arcanjo Miguel
25
– Xangô Djacutá
– São Tiago
– Arcanjo Saquiel
26
– Xangô Aganju
– São Joaquim
– Arcanjo Saquiel
– Nanã
– Sant’Ana
Arcanjo Gabriel
16
– Yorimá
– São Roque
– Arcanjo Cassiel
28
– Xangô Abomi
– Santo Agostinho
– Arcanjo Saquiel
Lua Crescente Aniv. Mestre Gilles
27
– Yori
– São Cosme e Damião
– Arcanjo Rafael
29
– Oxalá
– Arcanjo Miguel
30
– Xangô Caô
– São Jerônimo
– Arcanjo Saquiel
04
– Oxalá
– S. Francisco de Assis
– Arcanjo Miguel
12
– Oxum – Yemanjá
– N. Sra. Aparecida
– Arcanjo Gabriel
27
– Ogum de Lei
– Aniv. do Mentor Sr. Zeferino
– Arcanjo Camael
02
– Yorimá
– Arcanjo Cassiel
04
– Yansã
– Santa Bárbara
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08
– Yemanjá
– Imaculada Conceição
– Arcanjo Gabriel
14
– Dia dos Marinheiros
17
– Yorimá
– São Lázaro
– Arcanjo Cassiel
25
– Oxalá
– Natal de Jesus
– Arcanjo Miguel
SEU ZEFERINO é o nosso Guia Mentor Chefe da Casa junto com MÃE YEMANJÁ.
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Através das Antigas Tradições a humanidade recebeu revelações que...
Essências maiores além da compreensão dos encarnados neste planeta...
Na Umbanda se reconhece apenas 7 Orixás, os quais são respeitados como...
O altar nos apoia em nossa concentração para os trabalhos espirituais...
Através das Antigas Tradições a humanidade recebeu revelações que...
Essências maiores além da compreensão dos encarnados neste planeta...
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