Fraternidade Socorrista Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino

Fraternidade Socorrista
Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino

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Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino

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Congá

Congá

Considerações sobre o Congá

Em nossa Fraternidade o altar nos apoia em nossa concentração para os trabalhos espirituais. Conforme as palavras de nosso Mentor o altar é o nosso relógio cósmico. O nosso movimento espiritual conforme a ação dos Sete Arcanjos Planetários que iluminam as Sete Linhas de Umbanda. Enquanto for necessário para nossa formação espiritual, ainda são utilizados os símbolos do sincretismo religioso, que reúnem os santos católicos com a nomenclatura dos orixás africanos. Esclarece então que não somos idólatras, mas nos apoiamos temporariamente aos símbolos que marcam as energias do Astral. Assim sendo as energias não serão menores, ou piores, mas em etapas de conhecimento que nos levará ao nível da consciência de que se ligará livres dos apoios materiais. A liberdade de pensamento ou expressão predomina respeitosamente, portanto nosso respeito por outras concepções ainda será mantido.

A disposição das imagens que simbolizam determinada vibração depende da modulação energética que se conecta com as pessoas. Em nossa fraternidade as Sete Linhas da Umbanda estão dispostas da mesma forma que nos concebem a ordem dos raios cósmicos de Deus. No ponto mais alto está a imagem de Jesus Cristo, Oxalá, o primeiro raio. Seguindo em sentido horário, à direita de Oxalá, visualiza-se a imagem de São Jerônimo e os demais santos que representam a  segunda Linha, Xangô, o segundo raio cósmico de Deus. Abaixo dele, estão os três meninos, Cosme, Damião e Doum, representantes da terceira Linha, Yori, o terceiro raio cósmico de Deus.  Encaminhando-se para a esquerda, a imagem de São Benedito, que por muito tempo foi colocado como padroeiro dos negros, simbolizando a quarta Linha, Yorimá, o quarto raio cósmico de Deus. No centro dessa mesa, localizada bem embaixo da imagem de Jesus, está Yemanjá, acompanhada de Nossa Senhora da Conceição, Sant’Ana, e Nossa Senhora Aparecida, representantes femininas e participantes da Linha de Yemanjá o quinto raio cósmico de Deus. Na ponta da mesa está São Sebastião, representante da Linha de Oxosse, o sexto raio cósmico de Deus. Finalmente, fechando nosso relógio em seu percurso horário, no ponto acima da mesa, do lado esquerdo da imagem de Jesus,  a imagem de São Jorge e representantes da sétima Linha, Ogum, o sétimo raio cósmico de Deus.

Assim é a representação material de nosso Relógio Cósmico, onde são realizadas nossas reuniões em nossa Fraternidade.

O altar nos revela muito de nossa energia, nos fortalece nos apóia em nossa jornada mediúnica. O aprendizado para libertação desse apoio espiritual é gradual, pode ser mais rápido para alguns, e muito demorado para outros. Mas compartilhar um espaço sagrado com diversas afinidades é uma das lições que devemos aprender, nem todos possuem o mesmo ritmo, mas não deixam de ser nossos irmãos de fé.

Muitos divergem de nossa concepção, olhando somente para um altar com imagens de santos católicos, raiz de uma tradição que está acabando. Apesar de até concordar com tais afirmações, seguimos as orientações de nosso Mentor, aquele que comanda as reuniões em nossa fraternidade.

Segundo as palavras de Seu Zeferino: “Umbanda é sensibilidade, e isso também deve se respeitar”.

CALENDÁRIO DE SAUDAÇÕES

20
– Oxossi
– São Sebastião
– Arcanjo Haniel

02
– Yemanjá
– N. Sra. dos Navegantes
– Arcanjo Gabriel

* Carnaval e Quaresma
Tempo do Exú do Orixá

17
– Oxalá
– S. José de Arimatéia
– Arcanjo Miguel

19
– Oxalá
– São José
– Arcanjo Miguel

21
– Yorimá
– São Bento
– Arcanjo Cassiel

31
– Oxalá
– São Benedito
– Arcanjo Miguel

13
– Oxossi
– Aniv. Cacique Águia Branca
– Arcanjo Haniel

23
– Ogum
– São Jorge
– Arcanjo Camael

13
– Yorimá
– Pretos Velhos
– Arcanjo Cassiel

22
– Oxalá
– Santa Rita de Cássia
– Arcanjo Miguel

24
– Santa Sarah
(Padroeira do Povo Cigano)

30
– Ogum Yara
– Santa Joana D’arc
– Arcanjo Camael

13
– Oxalá
– Santo Antonio
– Arcanjo Miguel
– Tranição de Ogum para Xangô

24
– Xangô Agodô
– São João Batista
– Arcanjo Saquiel

29
– Xangô Alufam
– São Pedro
– Xangô Alafim
– São Paulo
– Arcanjo Saquiel

22
– Oxalá
– Sta. Maria Madalena
– Arcanjo Miguel

25
– Xangô Djacutá
– São Tiago
– Arcanjo Saquiel

26
– Xangô Aganju
– São Joaquim
– Arcanjo Saquiel
– Nanã
– Sant’Ana
Arcanjo Gabriel

16
– Yorimá
– São Roque
– Arcanjo Cassiel

28
– Xangô Abomi
– Santo Agostinho
– Arcanjo Saquiel

Lua Crescente Aniv. Mestre Gilles

27
– Yori
– São Cosme e Damião
– Arcanjo Rafael

29
– Oxalá
– Arcanjo Miguel

30
– Xangô Caô
– São Jerônimo
– Arcanjo Saquiel

04
– Oxalá
– S. Francisco de Assis
– Arcanjo Miguel

12
– Oxum – Yemanjá
– N. Sra. Aparecida
– Arcanjo Gabriel

27
– Ogum de Lei
– Aniv. do Mentor Sr. Zeferino
– Arcanjo Camael

02
– Yorimá
– Arcanjo Cassiel

04
– Yansã
– Santa Bárbara
– Arcanjo Gabriel

08
– Yemanjá
– Imaculada Conceição
– Arcanjo Gabriel

14
– Dia dos Marinheiros

17
– Yorimá
– São Lázaro
– Arcanjo Cassiel

25
– Oxalá
– Natal de Jesus
– Arcanjo Miguel

Arcanjos e Orixás

Arcanjos e Orixás na Umbanda

No processo da criação descrito no Gênesis, em cada etapa foi deixado um guardião e zelador da obra divina com o nome de Arcanjos.

Umbanda

Umbanda

É preciso entender que a Umbanda, nascida e praticada no Brasil, com...

Considerações

sobre o Congá

Em nossa Fraternidade o altar nos apoia em nossa concentração para os trabalhos espirituais. Conforme as palavras de nosso Mentor o altar é o nosso relógio cósmico. O nosso movimento espiritual conforme a ação dos Sete Arcanjos Planetários que iluminam as Sete Linhas de Umbanda. Enquanto for necessário para nossa formação espiritual, ainda são utilizados os símbolos do sincretismo religioso, que reúnem os santos católicos com a nomenclatura dos orixás africanos. Esclarece então que não somos idólatras, mas nos apoiamos temporariamente aos símbolos que marcam as energias do Astral. Assim sendo as energias não serão menores, ou piores, mas em etapas de conhecimento que nos levará ao nível da consciência de que se ligará livres dos apoios materiais. A liberdade de pensamento ou expressão predomina respeitosamente, portanto nosso respeito por outras concepções ainda será mantido.

A disposição das imagens que simbolizam determinada vibração depende da modulação energética que se conecta com as pessoas. Em nossa fraternidade as Sete Linhas da Umbanda estão dispostas da mesma forma que nos concebem a ordem dos raios cósmicos de Deus. No ponto mais alto está a imagem de Jesus Cristo, Oxalá, o primeiro raio. Seguindo em sentido horário, à direita de Oxalá, visualiza-se a imagem de São Jerônimo e os demais santos que representam a  segunda Linha, Xangô, o segundo raio cósmico de Deus. Abaixo dele, estão os três meninos, Cosme, Damião e Doum, representantes da terceira Linha, Yori, o terceiro raio cósmico de Deus.  Encaminhando-se para a esquerda, a imagem de São Benedito, que por muito tempo foi colocado como padroeiro dos negros, simbolizando a quarta Linha, Yorimá, o quarto raio cósmico de Deus. No centro dessa mesa, localizada bem embaixo da imagem de Jesus, está Yemanjá, acompanhada de Nossa Senhora da Conceição, Sant’Ana, e Nossa Senhora Aparecida, representantes femininas e participantes da Linha de Yemanjá o quinto raio cósmico de Deus. Na ponta da mesa está São Sebastião, representante da Linha de Oxosse, o sexto raio cósmico de Deus. Finalmente, fechando nosso relógio em seu percurso horário, no ponto acima da mesa, do lado esquerdo da imagem de Jesus,  a imagem de São Jorge e representantes da sétima Linha, Ogum, o sétimo raio cósmico de Deus.

Assim é a representação material de nosso Relógio Cósmico, onde são realizadas nossas reuniões em nossa Fraternidade.

O altar nos revela muito de nossa energia, nos fortalece nos apóia em nossa jornada mediúnica. O aprendizado para libertação desse apoio espiritual é gradual, pode ser mais rápido para alguns, e muito demorado para outros. Mas compartilhar um espaço sagrado com diversas afinidades é uma das lições que devemos aprender, nem todos possuem o mesmo ritmo, mas não deixam de ser nossos irmãos de fé.

Muitos divergem de nossa concepção, olhando somente para um altar com imagens de santos católicos, raiz de uma tradição que está acabando. Apesar de até concordar com tais afirmações, seguimos as orientações de nosso Mentor, aquele que comanda as reuniões em nossa fraternidade.

Segundo as palavras de Seu Zeferino: “Umbanda é sensibilidade, e isso também deve se respeitar”.

CALENDÁRIO DE SAUDAÇÕES

20
– Oxossi
– São Sebastião
– Arcanjo Haniel

02
– Yemanjá
– N. Sra. dos Navegantes
– Arcanjo Gabriel

* Carnaval e Quaresma
Tempo do Exú do Orixá

17
– Oxalá
– S. José de Arimatéia
– Arcanjo Miguel

19
– Oxalá
– São José
– Arcanjo Miguel

21
– Yorimá
– São Bento
– Arcanjo Cassiel

31
– Oxalá
– São Benedito
– Arcanjo Miguel

13
– Oxossi
– Aniv. Cacique Águia Branca
– Arcanjo Haniel

23
– Ogum
– São Jorge
– Arcanjo Camael

13
– Yorimá
– Pretos Velhos
– Arcanjo Cassiel

22
– Oxalá
– Santa Rita de Cássia
– Arcanjo Miguel

24
– Santa Sarah
(Padroeira do Povo Cigano)

30
– Ogum Yara
– Santa Joana D’arc
– Arcanjo Camael

13
– Oxalá
– Santo Antonio
– Arcanjo Miguel
– Tranição de Ogum para Xangô

24
– Xangô Agodô
– São João Batista
– Arcanjo Saquiel

29
– Xangô Alufam
– São Pedro
– Xangô Alafim
– São Paulo
– Arcanjo Saquiel

22
– Oxalá
– Sta. Maria Madalena
– Arcanjo Miguel

25
– Xangô Djacutá
– São Tiago
– Arcanjo Saquiel

26
– Xangô Aganju
– São Joaquim
– Arcanjo Saquiel
– Nanã
– Sant’Ana
Arcanjo Gabriel

16
– Yorimá
– São Roque
– Arcanjo Cassiel

28
– Xangô Abomi
– Santo Agostinho
– Arcanjo Saquiel

Lua Crescente Aniv. Mestre Gilles

27
– Yori
– São Cosme e Damião
– Arcanjo Rafael

29
– Oxalá
– Arcanjo Miguel

30
– Xangô Caô
– São Jerônimo
– Arcanjo Saquiel

04
– Oxalá
– S. Francisco de Assis
– Arcanjo Miguel

12
– Oxum – Yemanjá
– N. Sra. Aparecida
– Arcanjo Gabriel

27
– Ogum de Lei
– Aniv. do Mentor Sr. Zeferino
– Arcanjo Camael

02
– Yorimá
– Arcanjo Cassiel

04
– Yansã
– Santa Bárbara
– Arcanjo Gabriel

08
– Yemanjá
– Imaculada Conceição
– Arcanjo Gabriel

14
– Dia dos Marinheiros

17
– Yorimá
– São Lázaro
– Arcanjo Cassiel

25
– Oxalá
– Natal de Jesus
– Arcanjo Miguel

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Nossa Casa

SEU ZEFERINO é o nosso Guia Mentor Chefe da Casa junto com MÃE YEMANJÁ.

Arcanjos e Orixás

Arcanjos e Orixás na Umbanda

SEU ZEFERINO é o nosso Guia Mentor Chefe da Casa junto com MÃE YEMANJÁ.

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