Fraternidade Socorrista Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino

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Pontos Riscados

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Pontos Riscados

A simbologia que acompanha a Umbanda possui a linguagem universal, mas se apresenta num movimento muito particular. Por vezes encontramos muitas definições sobre os Pontos Riscados que são instrumentos de apresentação de uma determinada entidade. Muito equivoco é feito em nome de uma generalização feita neste universo simbológico e sua complexidade.

Em tempos distantes, nenhum espírito trabalhava sem trazer seu ponto riscado ou cantado. Através dos pontos eram revelados aos que não eram videntes, os nomes das entidades e como trabalhavam. Existiam cerimônias especiais para tal acontecimento, a simbologia era um dos fundamentos maiores dos trabalhos umbandistas.

Os nomes eram traduzidos em símbolos, e seus campos de vibração se apresentavam claramente, e os antigos dirigentes eram estudiosos incansáveis, pois constantemente se apresentavam novas entidades. Eram diferentes das tradicionais presenças, repetidas em muitos terreiros. Alguns poucos se tornaram ortodoxos, não aceitando as manifestações que se diferenciavam dos conhecimentos antigos. Chegavam até a excluir de seu quadro mediúnico os que incorporavam os tais espíritos de vanguarda, nomeando-os como espíritos zombeteiros, que os desafiavam. Essa postura se manteve por muito tempo, e durou a encarnação daqueles que se recusavam em aceitar os novos mensageiros vindos do Astral.

Atualmente, alguns ressaltam o valor dos pontos riscados trazendo novas concepções e energias. São inovadores que despertaram muitos curiosos, ou apenas simpatizantes para esse ramo da Umbanda, chamada magística.

Muito poucos ainda se lembram dos significados das simbologias utilizadas nos pontos riscados, mas ainda bem que muitos pontos foram registrados e ilustrados em livros de grande tiragem. Pontos que se somaram ao longo do tempo apenas como registro, sem a devida complexidade de sua interpretação.

Cruzes, flechas, machados, estrelas, enfim são muitos desenhos que acompanham as diferentes Linhas da Umbanda. Mas nem sempre definiam estaticamente a energia que era utilizada. Por exemplo: O Caboclo Ogum Rompe Mato, traz em seu ponto Machados cruzados, folhas, flechas, tudo inserido em seu círculo mágico. Seu campo de atuação estava todo demonstrado em seu ponto riscado. Suas energias se voltam para três direções, a de Ogum, Oxosse e Xangô. E sempre causaram conflito para seus médiuns que nem sempre eram esclarecidos adequadamente. Sua Linha de Força era a de Ogum, mas as demais energias se complementavam durante o ano ou ciclo vibratório.

Enfim existe todo um estudo realizado por muitos umbandistas, que interpretam as diferentes simbologias utilizadas pelas entidades do Astral. Muito material que infelizmente é pouco estudado. Algumas entidades ressaltam sempre o valor dos pontos riscados não somente como apresentação individual, mas sim como a representação dos caminhos que são trilhados os milênios de sabedoria humana.

O ponto riscado diz muito, e atua muito. Age na direção de purificação e formação de escudos energéticos para pessoas e lugares.

Cabe-nos participar desse movimento simbólico reconhecendo seus significados, nos envolvendo em sua Luz.

Fé, Esperança e Caridade.

CALENDÁRIO DE SAUDAÇÕES

20
– Oxossi
– São Sebastião
– Arcanjo Haniel

02
– Yemanjá
– N. Sra. dos Navegantes
– Arcanjo Gabriel

* Carnaval e Quaresma
Tempo do Exú do Orixá

17
– Oxalá
– S. José de Arimatéia
– Arcanjo Miguel

19
– Oxalá
– São José
– Arcanjo Miguel

21
– Yorimá
– São Bento
– Arcanjo Cassiel

31
– Oxalá
– São Benedito
– Arcanjo Miguel

13
– Oxossi
– Aniv. Cacique Águia Branca
– Arcanjo Haniel

23
– Ogum
– São Jorge
– Arcanjo Camael

13
– Yorimá
– Pretos Velhos
– Arcanjo Cassiel

22
– Oxalá
– Santa Rita de Cássia
– Arcanjo Miguel

24
– Santa Sarah
(Padroeira do Povo Cigano)

30
– Ogum Yara
– Santa Joana D’arc
– Arcanjo Camael

13
– Oxalá
– Santo Antonio
– Arcanjo Miguel
– Tranição de Ogum para Xangô

24
– Xangô Agodô
– São João Batista
– Arcanjo Saquiel

29
– Xangô Alufam
– São Pedro
– Xangô Alafim
– São Paulo
– Arcanjo Saquiel

22
– Oxalá
– Sta. Maria Madalena
– Arcanjo Miguel

25
– Xangô Djacutá
– São Tiago
– Arcanjo Saquiel

26
– Xangô Aganju
– São Joaquim
– Arcanjo Saquiel
– Nanã
– Sant’Ana
Arcanjo Gabriel

16
– Yorimá
– São Roque
– Arcanjo Cassiel

28
– Xangô Abomi
– Santo Agostinho
– Arcanjo Saquiel

Lua Crescente Aniv. Mestre Gilles

27
– Yori
– São Cosme e Damião
– Arcanjo Rafael

29
– Oxalá
– Arcanjo Miguel

30
– Xangô Caô
– São Jerônimo
– Arcanjo Saquiel

04
– Oxalá
– S. Francisco de Assis
– Arcanjo Miguel

12
– Oxum – Yemanjá
– N. Sra. Aparecida
– Arcanjo Gabriel

27
– Ogum de Lei
– Aniv. do Mentor Sr. Zeferino
– Arcanjo Camael

02
– Yorimá
– Arcanjo Cassiel

04
– Yansã
– Santa Bárbara
– Arcanjo Gabriel

08
– Yemanjá
– Imaculada Conceição
– Arcanjo Gabriel

14
– Dia dos Marinheiros

17
– Yorimá
– São Lázaro
– Arcanjo Cassiel

25
– Oxalá
– Natal de Jesus
– Arcanjo Miguel

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Nossa Casa

SEU ZEFERINO é o nosso Guia Mentor Chefe da Casa junto com MÃE YEMANJÁ.

Umbanda

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É preciso entender que a Umbanda, nascida e praticada no Brasil, com...

Pontos Riscados

A simbologia que acompanha a Umbanda possue a linguagem universal, mas se apresenta num movimento muito particular. Por vezes encontramos muitas definições sobre os Pontos Riscados que são instrumentos de apresentação de uma determinada entidade. Muito equivoco é feito em nome de uma generalização feita neste universo simbológico e sua complexidade.

Em tempos distantes, nenhum espírito trabalhava sem trazer seu ponto riscado ou cantado. Através dos pontos eram revelados aos que não eram videntes, os nomes das entidades e como trabalhavam. Existiam cerimônias especiais para tal acontecimento, a simbologia era um dos fundamentos maiores dos trabalhos umbandistas.

Os nomes eram traduzidos em símbolos, e seus campos de vibração se apresentavam claramente, e os antigos dirigentes eram estudiosos incansáveis, pois constantemente se apresentavam novas entidades. Eram diferentes das tradicionais presenças, repetidas em muitos terreiros. Alguns poucos se tornaram ortodoxos, não aceitando as manifestações que se diferenciavam dos conhecimentos antigos. Chegavam até a excluir de seu quadro mediúnico os que incorporavam os tais espíritos de vanguarda, nomeando-os como espíritos zombeteiros, que os desafiavam. Essa postura se manteve por muito tempo, e durou a encarnação daqueles que se recusavam em aceitar os novos mensageiros vindos do Astral.

Atualmente, alguns ressaltam o valor dos pontos riscados trazendo novas concepções e energias. São inovadores que despertaram muitos curiosos, ou apenas simpatizantes para esse ramo da Umbanda, chamada magística.

Muito poucos ainda se lembram dos significados das simbologias utilizadas nos pontos riscados, mas ainda bem que muitos pontos foram registrados e ilustrados em livros de grande tiragem. Pontos que se somaram ao longo do tempo apenas como registro, sem a devida complexidade de sua interpretação.

Cruzes, flechas, machados, estrelas, enfim são muitos desenhos que acompanham as diferentes Linhas da Umbanda. Mas nem sempre definiam estaticamente a energia que era utilizada. Por exemplo: O Caboclo Ogum Rompe Mato, traz em seu ponto Machados cruzados, folhas, flechas, tudo inserido em seu círculo mágico. Seu campo de atuação estava todo demonstrado em seu ponto riscado. Suas energias se voltam para três direções, a de Ogum, Oxosse e Xangô. E sempre causaram conflito para seus médiuns que nem sempre eram esclarecidos adequadamente. Sua Linha de Força era a de Ogum, mas as demais energias se complementavam durante o ano ou ciclo vibratório.

Enfim existe todo um estudo realizado por muitos umbandistas, que interpretam as diferentes simbologias utilizadas pelas entidades do Astral. Muito material que infelizmente é pouco estudado. Algumas entidades ressaltam sempre o valor dos pontos riscados não somente como apresentação individual, mas sim como a representação dos caminhos que são trilhados os milênios de sabedoria humana.

O ponto riscado diz muito, e atua muito. Age na direção de purificação e formação de escudos energéticos para pessoas e lugares.

Cabe-nos participar desse movimento simbólico reconhecendo seus significados, nos envolvendo em sua Luz.

Fé, Esperança e Caridade.

CALENDÁRIO DE SAUDAÇÕES

20
– Oxossi
– São Sebastião
– Arcanjo Haniel

02
– Yemanjá
– N. Sra. dos Navegantes
– Arcanjo Gabriel

* Carnaval e Quaresma
Tempo do Exú do Orixá

17
– Oxalá
– S. José de Arimatéia
– Arcanjo Miguel

19
– Oxalá
– São José
– Arcanjo Miguel

21
– Yorimá
– São Bento
– Arcanjo Cassiel

31
– Oxalá
– São Benedito
– Arcanjo Miguel

13
– Oxossi
– Aniv. Cacique Águia Branca
– Arcanjo Haniel

23
– Ogum
– São Jorge
– Arcanjo Camael

13
– Yorimá
– Pretos Velhos
– Arcanjo Cassiel

22
– Oxalá
– Santa Rita de Cássia
– Arcanjo Miguel

24
– Santa Sarah
(Padroeira do Povo Cigano)

30
– Ogum Yara
– Santa Joana D’arc
– Arcanjo Camael

13
– Oxalá
– Santo Antonio
– Arcanjo Miguel
– Tranição de Ogum para Xangô

24
– Xangô Agodô
– São João Batista
– Arcanjo Saquiel

29
– Xangô Alufam
– São Pedro
– Xangô Alafim
– São Paulo
– Arcanjo Saquiel

22
– Oxalá
– Sta. Maria Madalena
– Arcanjo Miguel

25
– Xangô Djacutá
– São Tiago
– Arcanjo Saquiel

26
– Xangô Aganju
– São Joaquim
– Arcanjo Saquiel
– Nanã
– Sant’Ana
Arcanjo Gabriel

16
– Yorimá
– São Roque
– Arcanjo Cassiel

28
– Xangô Abomi
– Santo Agostinho
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Lua Crescente Aniv. Mestre Gilles

27
– Yori
– São Cosme e Damião
– Arcanjo Rafael

29
– Oxalá
– Arcanjo Miguel

30
– Xangô Caô
– São Jerônimo
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04
– Oxalá
– S. Francisco de Assis
– Arcanjo Miguel

12
– Oxum – Yemanjá
– N. Sra. Aparecida
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27
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02
– Yorimá
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04
– Yansã
– Santa Bárbara
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08
– Yemanjá
– Imaculada Conceição
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14
– Dia dos Marinheiros

17
– Yorimá
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25
– Oxalá
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