Fraternidade Socorrista Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino

Fraternidade Socorrista
Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino

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Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino

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Giras

Giras

Giras de Umbanda

Muitas palavras utilizadas na ritualística da Umbanda são de origem: africana, como o yorubá ou bantu; indígena, vindas do tronco tupi-guarani e de palavras que surgiram da mistura ou combinação das duas anteriores, que se tornaram um dialeto diferenciado de uso popular e simples.

Para a reunião de pessoas que realizam um culto religioso para o contacto com o sagrado deu-se o nome de gira. O caminho trilhado pelos espíritos ou mensageiros iluminados recebeu o mesmo nome. Portanto pode-se entender que a palavra gira signifique caminho de contacto sagrado entre os dois planos o material e o espiritual.

As giras contêm um ritual que possuem as etapas: Abertura; Chamada de Linha; Passes ou Consultas; e Encerramento.

Para os participantes da corrente de trabalho (médiuns), existe uma preparação especial anterior ao momento da reunião.

ANTES DO DIA DE TRABALHO ESPIRITUAL

Os médiuns, integrantes da corrente espiritual, possuem obrigações antes, durante e depois dos trabalhos.

ANTES:

1) Todos os integrantes, em sua maioria, já receberam do nosso Mentor a informação sobre Pai e Mãe de Cabeça, ou seja os seus Orixás Protetores.

Cada Orixá possui ervas que devem ser utilizadas em banhos de limpeza e proteção, que precisam ser tomados três vezes por semana e inclusive na véspera do trabalho.

2) Acender uma vela branca para seu Anjo da Guarda pedindo proteção, fortalece o raciocínio e a percepção, quer dizer os guias se aproximam, incorporam e realizam suas tarefas com maior facilidade.

3) Usar roupa branca e adequada, quer dizer vestir um escudo que pode absorver a Luz Divina em toda a sua grandeza. Além de ser uma farda, pois somos o Exército de Oxalá na Terra, é sinal de imenso respeito pela missão de nossos protetores. Qual exército admite roupas inadequadas? Todos exigem a limpeza da roupa, o carinho com os detalhes representa imenso respeito e amor pela força que nos conduz pela espiritualidade. Adequada quer dizer também ser respeitosa, discreta, pois nossa religião assim merece ser lembrada.

Incluso nesta vestimenta está o Pano de Cabeça, uma toalha individual utilizada pelo médium em diversas ocasiões. Em dias de Saudação aos Arcanjos e Orixás, alguns deverão lavar a cabeça e envolvê-la com esta toalha. Mas mesmo em todos os dias de trabalhos é recomendável seu uso.

DURANTE:

Devemos conhecer as etapas do Ritual de Abertura e Encerramento dos Trabalhos. É essencial a participação de todos cantando, batendo palmas, além de sinal de amor e respeito, é homenagem sincera por todas as linhas de trabalho. O instrumento que usamos em nosso ritual é o atabaque, considerado parte fundamental que dá as direções dos trabalhos espirituais. É considerado como Orixá, intermediário entre nós e o Astral Superior, merecendo de todos o maior respeito. Aquele que toca o atabaque (tabaqueiro, ogan ) dá o ritmo dos cantos.

Aqueles que só cantam os pontos chamam-se CURIMBA. Na falta desse coral, todos os integrantes da corrente devem cantar harmoniosamente juntos.

Manter-se atento durante os trabalhos é de grande importância, pois os Espíritos que vêm trabalhar em terra merecem atenção necessária. Todos os tipos de mensagens são deixados para que saibamos melhor entender as lições que Oxalá nos manda, estamos constantemente aprendendo. Dispersar, falar sobre coisas diversas que não o conteúdo das mensagens é deixar correr para fora de nós o banho de Luz que podemos receber é o mesmo que ser indigno, ingrato aos amigos espirituais por toda a bênção que recebemos.

ORAI E VIGIAI!

RITUAL DOS TRABALHOS ESPIRITUAIS DE NOSSA FRATERNIDADE

Nosso ritual foi organizado pelo Mentor de nossa Fraternidade, não devendo ser considerado como o mais acertado e sim correspondente às necessidades dos espíritos em forma ampla e desprovida de conflitos. Cada templo se adapta com as diretrizes de seus mentores, pois a unificação ainda não foi estabelecida. Assim sendo respeitamos as diferenças, porque existem conforme as determinações divinas e não temporais. O objetivo maior é a Prática da Caridade e Amor Fraterno.

 1) DEFUMAÇÃO – Purificação do ambiente e das pessoas.

Faz-se a defumação: do Altar onde estão as imagens; do atabaque e seu ogan; da orientadora espiritual; dos médiuns da corrente; da assistência; de todo o entorno dos trabalhos (quintal, salas de trabalho, caminho até a porteira); deixa-se o turíbulo* na porta do terreiro para defumar os que depois chegarem.

*(instrumento usado com carvão e incensos – alecrim, benjoim, incenso, sândalo, alfazema)

2) BATER CABEÇA

Trata-se da parte do ritual de abertura bater cabeça, ou seja, reverenciar as forças que estão para chegar tornando o chão em Lugar Sagrado. Em nossa cabeça (coroa), está a força de nossos Orixás Protetores, que humildemente reverencia somente o Astral Superior representado em nosso Congá (Altar onde estão as imagens dos Santos e as velas acesas que representam sua Luz presente).
Esta reverência é acompanhada de grande sinal de humildade perante os guias que nos protegem.

3) PRECE DE ABERTURA

Em nossa Casa possuímos 3 orações para Abertura de Trabalho:
PRECE DE CÁRITAS , INVOCAÇÃO DAS SETE LINHAS E ORAÇÃO PARA SANTA SARA KALI. Nesse momento todos deverão estar de joelhos na corrente, e em pé os que estiverem na assistência.

Após a leitura da Prece o canto de abertura

4) SAUDAÇÃO AOS EXÚS

Todos voltados para o portão de entrada. Pedindo licença para a porteira ser fechada para os espíritos de baixa frequência e garantir o bom andamento dos trabalhos.
Cada um saúda o Exú Guardião protetor da casa e o seu protetor.

5) CANTAMOS o HINO DA UMBANDA (J.M.ALVES)

6) LOUVAÇÃO para OXALÁ

7) PONTO para YANSà– Pedindo firmeza

8) PONTO de SAUDAÇÃO para as SETE LINHAS

De acordo com o calendário de trabalhos espirituais serão cantados os pontos de chamada, firmeza, agradecimento, confraternização. Em cada situação do trabalho se pede determinados cantos para firmar o local nas vibrações atraindo as melhores vibrações. Literalmente aqui é aplicado o dito popular “QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA“.

Procurar a harmonia no canto não quer dizer que devemos ter aula de canto, e sim nos integrar ao grupo cantando seguindo o ritmo, porque embora poucos saibam cada vibração possui uma nota musical e entonação adequada.

Quando qualquer um dos irmãos aprender pontos diferentes ensine aos demais, é sempre bom cantarmos para nossos amigos espirituais.

9) Cantamos o ponto de Subida para as entidades incorporadas. Após realiza-se a Prece de Encerramento e em seguida o Ponto do Fechamento de Trabalho Espiritual.

10) Todos se retiram respeitosamente do espaço ocupado pelos médiuns e assistência, despedindo-se fraternalmente.

Em capítulos à parte serão descritos os tipos de trabalho e as linhas com as quais trabalhamos.

Giras de:
1)  Yorimá = Pretos Velhos  
2) Caboclos de todas as Linhas
3) Yori = Crianças
4) Povo do Oriente =  a ) Magia Egípcia ; b) Povo Cigano ; c) Corrente Médica do Espaço
5) Yemanjá = as Yabás com suas Caboclas e Marinheiros
6) Baianos e Boiadeiros
7) Exús Guardiões
8) Magia dos Antigos (estudos): Gregos; Romanos; Germânicos; Celtas Povo

CALENDÁRIO DE SAUDAÇÕES

20
– Oxossi
– São Sebastião
– Arcanjo Haniel

02
– Yemanjá
– N. Sra. dos Navegantes
– Arcanjo Gabriel

* Carnaval e Quaresma
Tempo do Exú do Orixá

17
– Oxalá
– S. José de Arimatéia
– Arcanjo Miguel

19
– Oxalá
– São José
– Arcanjo Miguel

21
– Yorimá
– São Bento
– Arcanjo Cassiel

31
– Oxalá
– São Benedito
– Arcanjo Miguel

13
– Oxossi
– Aniv. Cacique Águia Branca
– Arcanjo Haniel

23
– Ogum
– São Jorge
– Arcanjo Camael

13
– Yorimá
– Pretos Velhos
– Arcanjo Cassiel

22
– Oxalá
– Santa Rita de Cássia
– Arcanjo Miguel

24
– Santa Sarah
(Padroeira do Povo Cigano)

30
– Ogum Yara
– Santa Joana D’arc
– Arcanjo Camael

13
– Oxalá
– Santo Antonio
– Arcanjo Miguel
– Tranição de Ogum para Xangô

24
– Xangô Agodô
– São João Batista
– Arcanjo Saquiel

29
– Xangô Alufam
– São Pedro
– Xangô Alafim
– São Paulo
– Arcanjo Saquiel

22
– Oxalá
– Sta. Maria Madalena
– Arcanjo Miguel

25
– Xangô Djacutá
– São Tiago
– Arcanjo Saquiel

26
– Xangô Aganju
– São Joaquim
– Arcanjo Saquiel
– Nanã
– Sant’Ana
Arcanjo Gabriel

16
– Yorimá
– São Roque
– Arcanjo Cassiel

28
– Xangô Abomi
– Santo Agostinho
– Arcanjo Saquiel

Lua Crescente Aniv. Mestre Gilles

27
– Yori
– São Cosme e Damião
– Arcanjo Rafael

29
– Oxalá
– Arcanjo Miguel

30
– Xangô Caô
– São Jerônimo
– Arcanjo Saquiel

04
– Oxalá
– S. Francisco de Assis
– Arcanjo Miguel

12
– Oxum – Yemanjá
– N. Sra. Aparecida
– Arcanjo Gabriel

27
– Ogum de Lei
– Aniv. do Mentor Sr. Zeferino
– Arcanjo Camael

02
– Yorimá
– Arcanjo Cassiel

04
– Yansã
– Santa Bárbara
– Arcanjo Gabriel

08
– Yemanjá
– Imaculada Conceição
– Arcanjo Gabriel

14
– Dia dos Marinheiros

17
– Yorimá
– São Lázaro
– Arcanjo Cassiel

25
– Oxalá
– Natal de Jesus
– Arcanjo Miguel

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Nossa Casa

SEU ZEFERINO é o nosso Guia Mentor Chefe da Casa junto com MÃE YEMANJÁ.

Umbanda

Umbanda

É preciso entender que a Umbanda, nascida e praticada no Brasil, com...

Arcanjos e Orixás

Arcanjos e Orixás na Umbanda

No processo da criação descrito no Gênesis, em cada etapa foi deixado um guardião e zelador da obra divina com o nome de Arcanjos.

Horóscopo dos Orixás

Horóscopo dos Orixás

Estão relacionados os signos, os Orixás correspondentes, influência planetária....

Mensageiros dos Orixás

Mensageiros dos Orixás

Em nossa casa buscamos o melhor para nossas almas nas forças...

Corrente Médica

Da Legião dos Caboclos de Oxalá, José de Arimatéia comanda médicos, cientistas...

Ciclos e Dietas dos Orixás

Ciclos e Dieta dos Orixás

Cada período de um ano é governado por determinada energia...

Giras de Umbanda

Muitas palavras utilizadas na ritualística da Umbanda são de origem: africana, como o yorubá ou bantu; indígena, vindas do tronco tupi-guarani e de palavras que surgiram da mistura ou combinação das duas anteriores, que se tornaram um dialeto diferenciado de uso popular e simples.
Para a reunião de pessoas que realizam um culto religioso para o contacto com o sagrado deu-se o nome de gira. O caminho trilhado pelos espíritos ou mensageiros iluminados recebeu o mesmo nome. Portanto pode-se entender que a palavra gira signifique caminho de contacto sagrado entre os dois planos o material e o espiritual.
As giras contêm um ritual que possue as etapas: Abertura; Chamada de Linha; Passes ou Consultas; e Encerramento.
Para os participantes da corrente de trabalho (médiuns), existe uma preparação especial anterior ao momento da reunião.

ANTES DO DIA DE TRABALHO ESPIRITUAL

Os médiuns, integrantes da corrente espiritual, possuem obrigações antes, durante e depois dos trabalhos.

ANTES:

1) Todos os integrantes, em sua maioria, já receberam do nosso Mentor a informação sobre Pai e Mãe de Cabeça, ou seja os seus Orixás Protetores.
Cada Orixá possue ervas que devem ser utilizadas em banhos de limpeza e proteção, que precisam ser tomados três vezes por semana e inclusive na véspera do trabalho.

2) Acender uma vela branca para seu Anjo da Guarda pedindo proteção, fortalece o raciocínio e a percepção, quer dizer os guias se aproximam, incorporam e realizam suas tarefas com maior facilidade.

3) Usar roupa branca e adequada, quer dizer vestir um escudo que pode absorver a Luz Divina em toda a sua grandeza. Além de ser uma farda, pois somos o Exército de Oxalá na Terra, é sinal de imenso respeito pela missão de nossos protetores. Qual exército admite roupas inadequadas? Todos exigem a limpeza da roupa, o carinho com os detalhes representa imenso respeito e amor pela força que nos conduz pela espiritualidade. Adequada quer dizer também ser respeitosa, discreta, pois nossa religião assim merece ser lembrada.
Incluso nesta vestimenta está o Pano de Cabeça, uma toalha individual utilizada pelo médium em diversas ocasiões. Em dias de Saudação aos Arcanjos e Orixás, alguns deverão lavar a cabeça e envolvê-la com esta toalha. Mas mesmo em todos os dias de trabalhos é recomendável seu uso.

DURANTE:

Devemos conhecer as etapas do Ritual de Abertura e Encerramento dos Trabalhos. É essencial a participação de todos cantando, batendo palmas, além de sinal de amor e respeito, é homenagem sincera por todas as linhas de trabalho. O instrumento que usamos em nosso ritual é o atabaque, considerado parte fundamental que dá as direções dos trabalhos espirituais. É considerado como Orixá, intermediário entre nós e o Astral Superior, merecendo de todos o maior respeito. Aquele que toca o atabaque (tabaqueiro, ogan ) dá o ritmo dos cantos.

Aqueles que só cantam os pontos chamam-se CURIMBA. Na falta desse coral, todos os integrantes da corrente devem cantar harmoniosamente juntos.

Manter-se atento durante os trabalhos é de grande importância, pois os Espíritos que vêm trabalhar em terra merecem atenção necessária. Todos os tipos de mensagens são deixados para que saibamos melhor entender as lições que Oxalá nos manda, estamos constantemente aprendendo. Dispersar, falar sobre coisas diversas que não o conteúdo das mensagens é deixar correr para fora de nós o banho de Luz que podemos receber é o mesmo que ser indigno, ingrato aos amigos espirituais por toda a bênção que recebemos.

ORAI E VIGIAI!

RITUAL DOS TRABALHOS ESPIRITUAIS DE NOSSA FRATERNIDADE

Nosso ritual foi organizado pelo Mentor de nossa Fraternidade, não devendo ser considerado como o mais acertado e sim correspondente às necessidades dos espíritos em forma ampla e desprovida de conflitos. Cada templo se adapta com as diretrizes de seus mentores, pois a unificação ainda não foi estabelecida. Assim sendo respeitamos as diferenças, porque existem conforme as determinações divinas e não temporais. O objetivo maior é a Prática da Caridade e Amor Fraterno.

1) DEFUMAÇÃO – Purificação do ambiente e das pessoas.

Faz-se a defumação: do Altar onde estão as imagens; do atabaque e seu ogan; da orientadora espiritual; dos médiuns da corrente; da assistência; de todo o entorno dos trabalhos (quintal, salas de trabalho, caminho até a porteira); deixa-se o turíbulo* na porta do terreiro para defumar os que depois chegarem.

*(instrumento usado com carvão e incensos – alecrim, benjoim, incenso, sândalo, alfazema)

 

2) BATER CABEÇA

Trata-se da parte do ritual de abertura bater cabeça, ou seja, reverenciar as forças que estão para chegar tornando o chão em Lugar Sagrado. Em nossa cabeça (coroa), está a força de nossos Orixás Protetores, que humildemente reverencia somente o Astral Superior representado em nosso Congá (Altar onde estão as imagens dos Santos e as velas acesas que representam sua Luz presente).
Esta reverência é acompanhada de grande sinal de humildade perante os guias que nos protegem.

 

3) PRECE DE ABERTURA

Em nossa Casa possuímos 3 orações para Abertura de Trabalho:
PRECE DE CÁRITAS , INVOCAÇÃO DAS SETE LINHAS E ORAÇÃO PARA SANTA SARA KALI. Nesse momento todos deverão estar de joelhos na corrente, e em pé os que estiverem na assistência.

Após a leitura da Prece o canto de abertura

 

4) SAUDAÇÃO AOS EXÚS

Todos voltados para o portão de entrada. Pedindo licença para a porteira ser fechada para os espíritos de baixa frequência e garantir o bom andamento dos trabalhos.
Cada um saúda o Exú Guardião protetor da casa e o seu protetor.

 

5) CANTAMOS o HINO DA UMBANDA (J.M.ALVES)

6) LOUVAÇÃO para OXALÁ

7) PONTO para YANSà– Pedindo firmeza

8) PONTO de SAUDAÇÃO para as SETE LINHAS

De acordo com o calendário de trabalhos espirituais serão cantados os pontos de chamada, firmeza, agradecimento, confraternização. Em cada situação do trabalho se pede determinados cantos para firmar o local nas vibrações atraindo as melhores vibrações. Literalmente aqui é aplicado o dito popular “QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA“.

Procurar a harmonia no canto não quer dizer que devemos ter aula de canto, e sim nos integrar ao grupo cantando seguindo o ritmo, porque embora poucos saibam cada vibração possui uma nota musical e entonação adequada.

Quando qualquer um dos irmãos aprender pontos diferentes ensine aos demais, é sempre bom cantarmos para nossos amigos espirituais.

 

9) Cantamos o ponto de Subida para as entidades incorporadas. Após realiza-se a Prece de Encerramento e em seguida o Ponto do Fechamento de Trabalho Espiritual.

 

10) Todos se retiram respeitosamente do espaço ocupado pelos médiuns e assistência, despedindo-se fraternalmente.

Em capítulos à parte serão descritos os tipos de trabalho e as linhas com as quais trabalhamos.

 

Giras de:
1)  Yorimá = Pretos Velhos  
2) Caboclos de todas as Linhas
3) Yori = Crianças
4) Povo do Oriente =  a ) Magia Egípcia ; b) Povo Cigano ; c) Corrente Médica do Espaço
5) Yemanjá = as Yabás com suas Caboclas e Marinheiros
6) Baianos e Boiadeiros
7) Exús Guardiões
8) Magia dos Antigos (estudos): Gregos; Romanos; Germânicos; Celtas Povo

CALENDÁRIO DE SAUDAÇÕES

20
– Oxossi
– São Sebastião
– Arcanjo Haniel

02
– Yemanjá
– N. Sra. dos Navegantes
– Arcanjo Gabriel

* Carnaval e Quaresma
Tempo do Exú do Orixá

17
– Oxalá
– S. José de Arimatéia
– Arcanjo Miguel

19
– Oxalá
– São José
– Arcanjo Miguel

21
– Yorimá
– São Bento
– Arcanjo Cassiel

31
– Oxalá
– São Benedito
– Arcanjo Miguel

13
– Oxossi
– Aniv. Cacique Águia Branca
– Arcanjo Haniel

23
– Ogum
– São Jorge
– Arcanjo Camael

13
– Yorimá
– Pretos Velhos
– Arcanjo Cassiel

22
– Oxalá
– Santa Rita de Cássia
– Arcanjo Miguel

24
– Santa Sarah
(Padroeira do Povo Cigano)

30
– Ogum Yara
– Santa Joana D’arc
– Arcanjo Camael

13
– Oxalá
– Santo Antonio
– Arcanjo Miguel
– Tranição de Ogum para Xangô

24
– Xangô Agodô
– São João Batista
– Arcanjo Saquiel

29
– Xangô Alufam
– São Pedro
– Xangô Alafim
– São Paulo
– Arcanjo Saquiel

22
– Oxalá
– Sta. Maria Madalena
– Arcanjo Miguel

25
– Xangô Djacutá
– São Tiago
– Arcanjo Saquiel

26
– Xangô Aganju
– São Joaquim
– Arcanjo Saquiel
– Nanã
– Sant’Ana
Arcanjo Gabriel

16
– Yorimá
– São Roque
– Arcanjo Cassiel

28
– Xangô Abomi
– Santo Agostinho
– Arcanjo Saquiel

Lua Crescente Aniv. Mestre Gilles

27
– Yori
– São Cosme e Damião
– Arcanjo Rafael

29
– Oxalá
– Arcanjo Miguel

30
– Xangô Caô
– São Jerônimo
– Arcanjo Saquiel

04
– Oxalá
– S. Francisco de Assis
– Arcanjo Miguel

12
– Oxum – Yemanjá
– N. Sra. Aparecida
– Arcanjo Gabriel

27
– Ogum de Lei
– Aniv. do Mentor Sr. Zeferino
– Arcanjo Camael

02
– Yorimá
– Arcanjo Cassiel

04
– Yansã
– Santa Bárbara
– Arcanjo Gabriel

08
– Yemanjá
– Imaculada Conceição
– Arcanjo Gabriel

14
– Dia dos Marinheiros

17
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Arcanjos e Orixás na Umbanda

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giras

Saiba mais sobre cada uma

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Na Umbanda o Povo da Bahia, tanto é a manifestação de espíritos nordestinos (entidades femininas e masculinas) ou como os boiadeiros...

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Marinheiros

Os trabalhos realizados pelos Marinheiros são de fundamental importância, merecem nossa gratidão e respeito. São espíritos humildes e iluminados...

pretos_velhos

Os Pretos Velhos são as manifestações amorosas que nos aconselham, fazem recomendação para melhores atitudes diante de nossa vida. São as poderosas....

Baianas

As Legiões comandadas nesta Linha são intensas em cada etapa ou evolução das energias que movimentam a vida na composição corpo e alma. Emoção e Ação.

Crianças

O brilho das mensagens trazidas pelas crianças nos revela a imensa sabedoria angelical. O amor que trazem e a caridade que praticam são intensos e puros.

Povo do Oriente

A Linha de Oxalá comanda as entidades, sob a vigilância das Sub-Falanges, que trabalham para o Povo do Oriente. Esta graduação não diminui o valor das manifestações...

Exús Guardiões

As entidades integrantes desta polaridade são iluminadas e vigilantes, bem distantes do conceito de destruidores e integrantes das trevas.

giras

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Marinheiros

Os trabalhos realizados pelos Marinheiros são de fundamental importância, merecem nossa gratidão e respeito. São espíritos humildes e iluminados...

pretos_velhos

Os Pretos Velhos são as manifestações amorosas que nos aconselham, fazem recomendação para melhores atitudes diante de nossa vida.

Baianas

As Legiões comandadas nesta Linha são intensas em cada etapa ou evolução das energias que movimentam a vida na composição corpo e alma. Emoção e Ação.

Crianças

O brilho das mensagens trazidas pelas crianças nos revela a imensa sabedoria angelical. O amor que trazem e a caridade que praticam...

Povo do Oriente

A Linha de Oxalá comanda as entidades, sob a vigilância das Sub-Falanges, que trabalham para o Povo do Oriente.

Exús Guardiões

As entidades integrantes desta polaridade são iluminadas e vigilantes, bem distantes do conceito de destruidores e integrantes das trevas.

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