Fraternidade Socorrista Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino

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Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino

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Orixás

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Linhas de Umbanda

Segundo nosso Mentor Zeferino, são essências maiores além da compreensão dos encarnados neste planeta. No continente africano surgiram tantas nomenclaturas para o inexplicável. Essa ligação, com o que era espiritual, recebeu nomes diferentes em muitos lugares. O supremo criador recebeu explicações simples e materiais para ser compreensível para os simples. Orixá, Deva, Anjo, não passam de palavras que foram utilizadas para simplificar a compreensão da grandiosidade divina e sua execução de ordem no universo. Enfim como espírito que traz a linguagem dos simples, o Mentor nos revela que o sincretismo, foi a sabedoria do negro que veladamente saudava seus deuses, associando com as grandes obras dos santos brancos, as virtudes de seus orixás. Essa era a verdadeira transformação. A realidade que existe em todas as cores e nomes, a virtude de ser um mensageiro divino em momentos de grandes crises humanas.

Percebe-se que do reconhecimento das virtudes não precisaremos mais das imagens que as representam. Sentiremos então a infinita bênção de possuirmos a razão, que nos clareia a alma com a Luz reveladora, percebendo a Lei Maior que vem da Justiça Divina. Reconhecendo o processo de toda a Geração, trazendo novas Potências da Palavra, nos tratando com a Manifestação Divina, envolvendo nossas almas eternamente com o Mistério da Evolução através das diversas encarnações neste planeta.

Portanto se dessa forma analisarmos a caminhada de Arcanjos e Orixás desta casa, percebemos então que tudo está ligado diante de Deus o Supremo Criador de tudo no universo. Somos eternos buscadores da linguagem única, que tanto é usada nas tendas de Umbanda deste país. Numa síntese de todas as religiões encontramos a pacificação, é o êxtase de estar com a realidade de nossas almas.

Saiba mais sobre cada um dos Orixás selecionando no menu abaixo:

CALENDÁRIO DE SAUDAÇÕES

20
– Oxossi
– São Sebastião
– Arcanjo Haniel

02
– Yemanjá
– N. Sra. dos Navegantes
– Arcanjo Gabriel

* Carnaval e Quaresma
Tempo do Exú do Orixá

17
– Oxalá
– S. José de Arimatéia
– Arcanjo Miguel

19
– Oxalá
– São José
– Arcanjo Miguel

21
– Yorimá
– São Bento
– Arcanjo Cassiel

31
– Oxalá
– São Benedito
– Arcanjo Miguel

13
– Oxossi
– Aniv. Cacique Águia Branca
– Arcanjo Haniel

23
– Ogum
– São Jorge
– Arcanjo Camael

13
– Yorimá
– Pretos Velhos
– Arcanjo Cassiel

22
– Oxalá
– Santa Rita de Cássia
– Arcanjo Miguel

24
– Santa Sarah
(Padroeira do Povo Cigano)

30
– Ogum Yara
– Santa Joana D’arc
– Arcanjo Camael

13
– Oxalá
– Santo Antonio
– Arcanjo Miguel
– Tranição de Ogum para Xangô

24
– Xangô Agodô
– São João Batista
– Arcanjo Saquiel

29
– Xangô Alufam
– São Pedro
– Xangô Alafim
– São Paulo
– Arcanjo Saquiel

22
– Oxalá
– Sta. Maria Madalena
– Arcanjo Miguel

25
– Xangô Djacutá
– São Tiago
– Arcanjo Saquiel

26
– Xangô Aganju
– São Joaquim
– Arcanjo Saquiel
– Nanã
– Sant’Ana
Arcanjo Gabriel

16
– Yorimá
– São Roque
– Arcanjo Cassiel

28
– Xangô Abomi
– Santo Agostinho
– Arcanjo Saquiel

Lua Crescente Aniv. Mestre Gilles

27
– Yori
– São Cosme e Damião
– Arcanjo Rafael

29
– Oxalá
– Arcanjo Miguel

30
– Xangô Caô
– São Jerônimo
– Arcanjo Saquiel

04
– Oxalá
– S. Francisco de Assis
– Arcanjo Miguel

12
– Oxum – Yemanjá
– N. Sra. Aparecida
– Arcanjo Gabriel

27
– Ogum de Lei
– Aniv. do Mentor Sr. Zeferino
– Arcanjo Camael

02
– Yorimá
– Arcanjo Cassiel

04
– Yansã
– Santa Bárbara
– Arcanjo Gabriel

08
– Yemanjá
– Imaculada Conceição
– Arcanjo Gabriel

14
– Dia dos Marinheiros

17
– Yorimá
– São Lázaro
– Arcanjo Cassiel

25
– Oxalá
– Natal de Jesus
– Arcanjo Miguel

Ciclos e Dietas dos Orixás

Ciclos e Dietas dos Orixás

Cada período de um ano é governado por determinada energia...

Orixás

Linhas de Umbanda

Segundo nosso Mentor Zeferino, são essências maiores além da compreensão dos encarnados neste planeta. No continente africano surgiram tantas nomenclaturas para o inexplicável. Essa ligação, com o que era espiritual, recebeu nomes diferentes em muitos lugares. O supremo criador recebeu explicações simples e materiais para ser compreensível para os simples. Orixá, Deva, Anjo, não passam de palavras que foram utilizadas para simplificar a compreensão da grandiosidade divina e sua execução de ordem no universo. Enfim como espírito que traz a linguagem dos simples, o Mentor nos revela que o sincretismo, foi a sabedoria do negro que veladamente saudava seus deuses, associando com as grandes obras dos santos brancos, as virtudes de seus orixás. Essa era a verdadeira transformação. A realidade que existe em todas as cores e nomes, a virtude de ser um mensageiro divino em momentos de grandes crises humanas.

Percebe-se que do reconhecimento das virtudes não precisaremos mais das imagens que as representam. Sentiremos então a infinita bênção de possuirmos a razão, que nos clareia a alma com a Luz reveladora, percebendo a Lei Maior que vem da Justiça Divina. Reconhecendo o processo de toda a Geração, trazendo novas Potências da Palavra, nos tratando com a Manifestação Divina, envolvendo nossas almas eternamente com o Mistério da Evolução através das diversas encarnações neste planeta.

Portanto se dessa forma analisarmos a caminhada de Arcanjos e Orixás desta casa, percebemos então que tudo está ligado diante de Deus o Supremo Criador de tudo no universo. Somos eternos buscadores da linguagem única, que tanto é usada nas tendas de Umbanda deste país. Numa síntese de todas as religiões encontramos a pacificação, é o êxtase de estar com a realidade de nossas almas.

Saiba mais sobre cada um dos Orixás selecionando no menu abaixo:

CALENDÁRIO DE SAUDAÇÕES

20
– Oxossi
– São Sebastião
– Arcanjo Haniel

02
– Yemanjá
– N. Sra. dos Navegantes
– Arcanjo Gabriel

* Carnaval e Quaresma
Tempo do Exú do Orixá

17
– Oxalá
– S. José de Arimatéia
– Arcanjo Miguel

19
– Oxalá
– São José
– Arcanjo Miguel

21
– Yorimá
– São Bento
– Arcanjo Cassiel

31
– Oxalá
– São Benedito
– Arcanjo Miguel

13
– Oxossi
– Aniv. Cacique Águia Branca
– Arcanjo Haniel

23
– Ogum
– São Jorge
– Arcanjo Camael

13
– Yorimá
– Pretos Velhos
– Arcanjo Cassiel

22
– Oxalá
– Santa Rita de Cássia
– Arcanjo Miguel

24
– Santa Sarah
(Padroeira do Povo Cigano)

30
– Ogum Yara
– Santa Joana D’arc
– Arcanjo Camael

13
– Oxalá
– Santo Antonio
– Arcanjo Miguel
– Tranição de Ogum para Xangô

24
– Xangô Agodô
– São João Batista
– Arcanjo Saquiel

29
– Xangô Alufam
– São Pedro
– Xangô Alafim
– São Paulo
– Arcanjo Saquiel

22
– Oxalá
– Sta. Maria Madalena
– Arcanjo Miguel

25
– Xangô Djacutá
– São Tiago
– Arcanjo Saquiel

26
– Xangô Aganju
– São Joaquim
– Arcanjo Saquiel
– Nanã
– Sant’Ana
Arcanjo Gabriel

16
– Yorimá
– São Roque
– Arcanjo Cassiel

28
– Xangô Abomi
– Santo Agostinho
– Arcanjo Saquiel

Lua Crescente Aniv. Mestre Gilles

27
– Yori
– São Cosme e Damião
– Arcanjo Rafael

29
– Oxalá
– Arcanjo Miguel

30
– Xangô Caô
– São Jerônimo
– Arcanjo Saquiel

04
– Oxalá
– S. Francisco de Assis
– Arcanjo Miguel

12
– Oxum – Yemanjá
– N. Sra. Aparecida
– Arcanjo Gabriel

27
– Ogum de Lei
– Aniv. do Mentor Sr. Zeferino
– Arcanjo Camael

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– Yorimá
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– Santa Bárbara
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08
– Yemanjá
– Imaculada Conceição
– Arcanjo Gabriel

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– Dia dos Marinheiros

17
– Yorimá
– São Lázaro
– Arcanjo Cassiel

25
– Oxalá
– Natal de Jesus
– Arcanjo Miguel

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Nossa Casa

SEU ZEFERINO é o nosso Guia Mentor Chefe da Casa junto com MÃE YEMANJÁ.

Ciclos e Dietas dos Orixás

Ciclos e Dietas dos Orixás

Cada período de um ano é governado por determinada energia. Em...

ORIXÁ É DEUS?

Não. Orixá não é Deus, A Umbanda é monoteísta, portanto acredita em um só Deus, que não tem representação escrita, porque está além de qualquer ponderação ou análise. “Deus é o Supremo Ser, Deus é Tudo”.
“Orixá é ‘deus” no sentido de ser o auxiliar do Supremo Ser. Nesse caso com letra minúscula, Orixá é deus: Ogum, o deus da guerra;  Xangô, o deus da justiça; Oxossi, o deus das matas…

A Umbanda é monoteísta, portanto acredita em um só Deus. Deus é Olorum. Abaixo de Olorum, para fazer a comunicação dos homens com o próprio Deus, estão os Orixás. Os Orixás por sua vez comandam: linhas; legiões: sub-legiões; bandas; falanges; sub-falanges  e povos. Como podemos observar existe uma hierarquia divina que comanda toda a ordem universal criada por Deus.

A Umbanda apresenta como mensagem religiosa a prática da caridade pura, o amor fraternal, a paz e a humildade. A sua proposta maior é melhorar a vida e o ser humano através do reencontro com a natureza.

Isto ocorre através da revelação do poder mágico dos quatro elementos contidos na natureza com o seu potencial das energias cósmicas.

ORIXÁ É DEUS?

Não. Orixá não é Deus, A Umbanda é monoteísta, portanto acredita em um só Deus, que não tem representação escrita, porque está além de qualquer ponderação ou análise. “Deus é o Supremo Ser, Deus é Tudo”.
“Orixá é ‘deus” no sentido de ser o auxiliar do Supremo Ser. Nesse caso com letra minúscula, Orixá é deus: Ogum, o deus da guerra;  Xangô, o deus da justiça; Oxossi, o deus das matas…

A Umbanda é monoteísta, portanto acredita em um só Deus. Deus é Olorum. Abaixo de Olorum, para fazer a comunicação dos homens com o próprio Deus, estão os Orixás. Os Orixás por sua vez comandam: linhas; legiões: sub-legiões; bandas; falanges; sub-falanges  e povos. Como podemos observar existe uma hierarquia divina que comanda toda a ordem universal criada por Deus.

A Umbanda apresenta como mensagem religiosa a prática da caridade pura, o amor fraternal, a paz e a humildade. A sua proposta maior é melhorar a vida e o ser humano através do reencontro com a natureza.

Isto ocorre através da revelação do poder mágico dos quatro elementos contidos na natureza com o seu potencial das energias cósmicas.

ORIXÁS PROTETORES

Toda a humanidade possui a proteção dos orixás, cada um com uma determinada energia ligada à natureza, portanto com um orixá que o protege. Para compreendermos melhor a companhia dos protetores de cada filho de fé precisamos entender o percurso que fazemos até chegarmos aqui, como seres humanos encarnados.

Todos possuem: Anjo da guarda, e até cinco Orixás Protetores.

Anjo da Guarda –  que é a essência divina que realiza a ligação entre o espírito e o corpo material de uma pessoa. Acompanha todas as etapas de sua vida, até o desencarne. Na Umbanda exercem uma função da mais alta importância. Em todos os rituais, a invocação dessa força é feita por todos os médiuns que efetuam assentamentos atraindo para perto de si o seu anjo da guarda, pois sem ele correm grandes riscos, até mesmo físicos. Sem o anjo da guarda o médium não trabalha.

Assentamento para o anjo da guarda – Vela branca e um copo de água. As orações ativam a força pela intenção e direção do trabalho espiritual do médium.

Orixás Protetores – cada pessoa pode ter na verdade até cinco orixás.

  • O primeiro se liga ao físico (aparência material da pessoa);
  • O segundo representa a alma ,o lado íntimo, ou perfil psicológico;
  • O terceiro vem proteger o futuro, indicando o destino. Este orixá é revelado através dos guias ou mentores espirituais na Umbanda (através do jogo de búzios no candomblé);
  • O quarto pode ser de origem ancestral (mentores ou jogo de búzios) ou herança familiar (de mãe para filha ou pai para filho);
  • O quinto é aquele do destino alternativo ou da escolha  e vontade. Pode ser por afinidade ou simpatia, pelo dia em que nasceu e pelo signo do Zodíaco.

ORIXÁS PROTETORES

Toda a humanidade possui a proteção dos orixás, cada um com uma determinada energia ligada à natureza, portanto com um orixá que o protege. Para compreendermos melhor a companhia dos protetores de cada filho de fé precisamos entender o percurso que fazemos até chegarmos aqui, como seres humanos encarnados.

Todos possuem: Anjo da guarda, e até cinco Orixás Protetores.

Anjo da Guarda –  que é a essência divina que realiza a ligação entre o espírito e o corpo material de uma pessoa. Acompanha todas as etapas de sua vida, até o desencarne. Na Umbanda exercem uma função da mais alta importância. Em todos os rituais, a invocação dessa força é feita por todos os médiuns que efetuam assentamentos atraindo para perto de si o seu anjo da guarda, pois sem ele correm grandes riscos, até mesmo físicos. Sem o anjo da guarda o médium não trabalha.

Assentamento para o anjo da guarda – Vela branca e um copo de água. As orações ativam a força pela intenção e direção do trabalho espiritual do médium.

Orixás Protetores – cada pessoa pode ter na verdade até cinco orixás.

  • O primeiro se liga ao físico (aparência material da pessoa);
  • O segundo representa a alma ,o lado íntimo, ou perfil psicológico;
  • O terceiro vem proteger o futuro, indicando o destino. Este orixá é revelado através dos guias ou mentores espirituais na Umbanda (através do jogo de búzios no candomblé);
  • O quarto pode ser de origem ancestral (mentores ou jogo de búzios) ou herança familiar (de mãe para filha ou pai para filho);
  • O quinto é aquele do destino alternativo ou da escolha  e vontade. Pode ser por afinidade ou simpatia, pelo dia em que nasceu e pelo signo do Zodíaco.

SEMANA DOS ORIXÁS

Dentro dos princípios da Astro Cabalística, ou nosso trabalho com os Arcanjos e Orixás.

ARCANJOORIXÁPLANETADIA DA SEMANA
MIGUELOXALÁSolDomingo
GABRIELYEMANJÁLuaSegunda-feira
CAMAELOGUMMarteTerça-feira
RAFAELYORI

COSME E DAMIÃO

MercúrioQuarta-feira
SAQUIELXANGÔJúpiterQuinta-feira
HANIELOXOSSIVênusSexta-feira
CASSIELYORIMÁ

PRETO VELHO

SaturnoSábado

SEMANA DOS ORIXÁS

Dentro dos princípios da Astro Cabalística, ou nosso trabalho com os Arcanjos e Orixás.

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GABRIELYEMANJÁLuaSegunda-feira
CAMAELOGUMMarteTerça-feira
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