Fraternidade Socorrista Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino

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Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino

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Pontos Cantados

Pontos Cantados

Pontos Cantados

Nos rituais das diversas religiões o canto de hinos de louvor são partes integrantes e fundamentais. Na Umbanda os cantos chamados Pontos são igualmente importantes e possuem diversas atribuições.

Entre as mais diversas os pontos cantados podem ser: organizadores da ritualística; identificadores das entidades; reveladores da origem do culto; construtores ou dissipadores de energias.

Organizadores da ritualística quando os pontos cantados seguem uma ordem que apresenta uma evolução de abertura, desenvolvimento e encerramento do trabalho espiritual. Para que aconteça o envolvimento mental de todos os presentes ao culto, a ordem cerimonial é importantíssima. A ordem promove o envolvimento de todos os participantes numa sintonia energética positiva, fortalecendo assim a conexão com nossos protetores espirituais. O pensamento quando se organiza se fortalece fixando em nossas almas os bons fluídos que nos envolverão durante e depois do dia de reunião espiritual. A harmonia nos conduz ao caminho das soluções de nossos problemas em nosso dia a dia aplicando o conceito de etapas para uma resolução mais apropriada. O ritmo nos fortalece a concentração e atenção nas palavras contidas na melodia.

Identificadores das entidades que possuem pontos característicos. Alguns pontos pertencem a uma determinada Linha, como a de Ogum, Oxosse, Yemanjá, e assim por diante. Esses pontos homenageiam, evocam a presença dessa determinada Linha com todos seus integrantes, não ressaltando uma falange ou entidade em especial. Para Caboclos ou Caboclas, individualmente, existem pontos considerados tradicionais ou os resultantes de homenagem. Os tradicionais são cantados há quase um século composto na maioria pelas entidades que os utilizam em seus trabalhos espirituais. Descrevem o elemento que os fortalece, água, fogo, ar ou terra. Bem como os instrumentos que identificam sua subordinação a uma determinada Linha. Pedras, pedreiras, livros ou machados para a Linha de Xangô. Flechas, folhas, árvores ou matas para a Linha de Oxosse, e assim por diante.

Reveladores de culto são aqueles que marcam o cruzamento de energias como as de Umbanda com Candomblé. A Umbanda mais tradicional, ou aquela iniciada com o Caboclo das Sete Encruzilhadas, se utiliza o acompanhamento de palmas ritmando o canto. Com o passar do tempo, atabaques foram introduzidos na percussão associando o ritmo com os toques das nações de Angola, Ketu, Jejê ou Nagô. Atualmente muito do ritual dos cultos de nação se incorporou aos rituais umbandistas promovendo uma fusão que às vezes causa estranheza em suas concepções. Mas se a essência da caridade é praticada o importante é dar a assistência aos necessitados e aflitos. Portanto a maioria dos terreiros, templos, tendas ou choupanas praticam seus rituais utilizando ou não instrumentos como tambores mais conhecidos como atabaques não denota inferioridade ou menos importância. Esses instrumentos são somente apoios utilizados durante os rituais, que obedecem às Leis de suas cidades, respeitando os horários para não perturbar a paz pública. Que não seja esse mais um dos motivos de intolerância com nossa religião.

Finalmente, os pontos cantados podem ser construtores ou dissipadores de energia conforme o comando das palavras contidas em seus versos. Construtores são os que evocam as forças do Astral para abençoar aquele momento com suas Luzes e influências positivas. Os pontos tornam se preces e louvores tal a função do mantra que fortalece os centros de energia, os nossos chacras. Os sons emitidos são refletidos pelo ambiente iluminado com a presença dos espíritos de Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, e outros amados protetores. Da mesma forma as palavras de ordem para dissipar energias nocivas, contidas nos pontos, realizam nossa vontade de nos libertar das perseguições de espíritos nocivos, perversos e destruidores. O Universo reflete em nós aquilo que pedimos através de nossas palavras e atos. Portanto se pronunciamos palavras que retiram de nós o mal, assim acontece e a libertação se faz em nossas vidas.

 Enfim nossos rituais são repletos de momentos que devemos estar atentos para melhor desempenharmos nossa missão de praticar a caridade. Nos resguardando constantemente, de todos os inimigos que surgem para testar nossa fé e determinação no Bem, cantemos a alegria de servir à Deus e seus mensageiros iluminados.

CALENDÁRIO DE SAUDAÇÕES

20
– Oxossi
– São Sebastião
– Arcanjo Haniel

02
– Yemanjá
– N. Sra. dos Navegantes
– Arcanjo Gabriel

* Carnaval e Quaresma
Tempo do Exú do Orixá

17
– Oxalá
– S. José de Arimatéia
– Arcanjo Miguel

19
– Oxalá
– São José
– Arcanjo Miguel

21
– Yorimá
– São Bento
– Arcanjo Cassiel

31
– Oxalá
– São Benedito
– Arcanjo Miguel

13
– Oxossi
– Aniv. Cacique Águia Branca
– Arcanjo Haniel

23
– Ogum
– São Jorge
– Arcanjo Camael

13
– Yorimá
– Pretos Velhos
– Arcanjo Cassiel

22
– Oxalá
– Santa Rita de Cássia
– Arcanjo Miguel

24
– Santa Sarah
(Padroeira do Povo Cigano)

30
– Ogum Yara
– Santa Joana D’arc
– Arcanjo Camael

13
– Oxalá
– Santo Antonio
– Arcanjo Miguel
– Tranição de Ogum para Xangô

24
– Xangô Agodô
– São João Batista
– Arcanjo Saquiel

29
– Xangô Alufam
– São Pedro
– Xangô Alafim
– São Paulo
– Arcanjo Saquiel

22
– Oxalá
– Sta. Maria Madalena
– Arcanjo Miguel

25
– Xangô Djacutá
– São Tiago
– Arcanjo Saquiel

26
– Xangô Aganju
– São Joaquim
– Arcanjo Saquiel
– Nanã
– Sant’Ana
Arcanjo Gabriel

16
– Yorimá
– São Roque
– Arcanjo Cassiel

28
– Xangô Abomi
– Santo Agostinho
– Arcanjo Saquiel

Lua Crescente Aniv. Mestre Gilles

27
– Yori
– São Cosme e Damião
– Arcanjo Rafael

29
– Oxalá
– Arcanjo Miguel

30
– Xangô Caô
– São Jerônimo
– Arcanjo Saquiel

04
– Oxalá
– S. Francisco de Assis
– Arcanjo Miguel

12
– Oxum – Yemanjá
– N. Sra. Aparecida
– Arcanjo Gabriel

27
– Ogum de Lei
– Aniv. do Mentor Sr. Zeferino
– Arcanjo Camael

02
– Yorimá
– Arcanjo Cassiel

04
– Yansã
– Santa Bárbara
– Arcanjo Gabriel

08
– Yemanjá
– Imaculada Conceição
– Arcanjo Gabriel

14
– Dia dos Marinheiros

17
– Yorimá
– São Lázaro
– Arcanjo Cassiel

25
– Oxalá
– Natal de Jesus
– Arcanjo Miguel

Fraternidade Socorrista Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino

Nossa Casa

SEU ZEFERINO é o nosso Guia Mentor Chefe da Casa junto com MÃE YEMANJÁ.

Umbanda

Umbanda

É preciso entender que a Umbanda, nascida e praticada no Brasil, com...

Arcanjos e Orixás

Arcanjos e Orixás na Umbanda

No processo da criação descrito no Gênesis, em cada etapa foi deixado um guardião e zelador da obra divina com o nome de Arcanjos.

Pontos Cantados

Nos rituais das diversas religiões o canto de hinos de louvor são partes integrantes e fundamentais. Na Umbanda os cantos chamados Pontos são igualmente importantes e possuem diversas atribuições.

Entre as mais diversas os pontos cantados podem ser: organizadores da ritualística; identificadores das entidades; reveladores da origem do culto; construtores ou dissipadores de energias.

Organizadores da ritualística quando os pontos cantados seguem uma ordem que apresenta uma evolução de abertura, desenvolvimento e encerramento do trabalho espiritual. Para que aconteça o envolvimento mental de todos os presentes ao culto, a ordem cerimonial é importantíssima. A ordem promove o envolvimento de todos os participantes numa sintonia energética positiva, fortalecendo assim a conexão com nossos protetores espirituais. O pensamento quando se organiza se fortalece fixando em nossas almas os bons fluídos que nos envolverão durante e depois do dia de reunião espiritual. A harmonia nos conduz ao caminho das soluções de nossos problemas em nosso dia a dia aplicando o conceito de etapas para uma resolução mais apropriada. O ritmo nos fortalece a concentração e atenção nas palavras contidas na melodia.

Identificadores das entidades que possuem pontos característicos. Alguns pontos pertencem a uma determinada Linha, como a de Ogum, Oxosse, Yemanjá, e assim por diante. Esses pontos homenageiam, evocam a presença dessa determinada Linha com todos seus integrantes, não ressaltando uma falange ou entidade em especial. Para Caboclos ou Caboclas, individualmente, existem pontos considerados tradicionais ou os resultantes de homenagem. Os tradicionais são cantados há quase um século composto na maioria pelas entidades que os utilizam em seus trabalhos espirituais. Descrevem o elemento que os fortalece, água, fogo, ar ou terra. Bem como os instrumentos que identificam sua subordinação a uma determinada Linha. Pedras, pedreiras, livros ou machados para a Linha de Xangô. Flechas, folhas, árvores ou matas para a Linha de Oxosse, e assim por diante.

Reveladores de culto são aqueles que marcam o cruzamento de energias como as de Umbanda com Candomblé. A Umbanda mais tradicional, ou aquela iniciada com o Caboclo das Sete Encruzilhadas, se utiliza o acompanhamento de palmas ritmando o canto. Com o passar do tempo, atabaques foram introduzidos na percussão associando o ritmo com os toques das nações de Angola, Ketu, Jejê ou Nagô. Atualmente muito do ritual dos cultos de nação se incorporou aos rituais umbandistas promovendo uma fusão que às vezes causa estranheza em suas concepções. Mas se a essência da caridade é praticada o importante é dar a assistência aos necessitados e aflitos. Portanto a maioria dos terreiros, templos, tendas ou choupanas praticam seus rituais utilizando ou não instrumentos como tambores mais conhecidos como atabaques não denota inferioridade ou menos importância. Esses instrumentos são somente apoios utilizados durante os rituais, que obedecem às Leis de suas cidades, respeitando os horários para não perturbar a paz pública. Que não seja esse mais um dos motivos de intolerância com nossa religião.

Finalmente, os pontos cantados podem ser construtores ou dissipadores de energia conforme o comando das palavras contidas em seus versos. Construtores são os que evocam as forças do Astral para abençoar aquele momento com suas Luzes e influências positivas. Os pontos tornam se preces e louvores tal a função do mantra que fortalece os centros de energia, os nossos chacras. Os sons emitidos são refletidos pelo ambiente iluminado com a presença dos espíritos de Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, e outros amados protetores. Da mesma forma as palavras de ordem para dissipar energias nocivas, contidas nos pontos, realizam nossa vontade de nos libertar das perseguições de espíritos nocivos, perversos e destruidores. O Universo reflete em nós aquilo que pedimos através de nossas palavras e atos. Portanto se pronunciamos palavras que retiram de nós o mal, assim acontece e a libertação se faz em nossas vidas.

 Enfim nossos rituais são repletos de momentos que devemos estar atentos para melhor desempenharmos nossa missão de praticar a caridade. Nos resguardando constantemente, de todos os inimigos que surgem para testar nossa fé e determinação no Bem, cantemos a alegria de servir à Deus e seus mensageiros iluminados.

CALENDÁRIO DE SAUDAÇÕES

20
– Oxossi
– São Sebastião
– Arcanjo Haniel

02
– Yemanjá
– N. Sra. dos Navegantes
– Arcanjo Gabriel

* Carnaval e Quaresma
Tempo do Exú do Orixá

17
– Oxalá
– S. José de Arimatéia
– Arcanjo Miguel

19
– Oxalá
– São José
– Arcanjo Miguel

21
– Yorimá
– São Bento
– Arcanjo Cassiel

31
– Oxalá
– São Benedito
– Arcanjo Miguel

13
– Oxossi
– Aniv. Cacique Águia Branca
– Arcanjo Haniel

23
– Ogum
– São Jorge
– Arcanjo Camael

13
– Yorimá
– Pretos Velhos
– Arcanjo Cassiel

22
– Oxalá
– Santa Rita de Cássia
– Arcanjo Miguel

24
– Santa Sarah
(Padroeira do Povo Cigano)

30
– Ogum Yara
– Santa Joana D’arc
– Arcanjo Camael

13
– Oxalá
– Santo Antonio
– Arcanjo Miguel
– Tranição de Ogum para Xangô

24
– Xangô Agodô
– São João Batista
– Arcanjo Saquiel

29
– Xangô Alufam
– São Pedro
– Xangô Alafim
– São Paulo
– Arcanjo Saquiel

22
– Oxalá
– Sta. Maria Madalena
– Arcanjo Miguel

25
– Xangô Djacutá
– São Tiago
– Arcanjo Saquiel

26
– Xangô Aganju
– São Joaquim
– Arcanjo Saquiel
– Nanã
– Sant’Ana
Arcanjo Gabriel

16
– Yorimá
– São Roque
– Arcanjo Cassiel

28
– Xangô Abomi
– Santo Agostinho
– Arcanjo Saquiel

Lua Crescente Aniv. Mestre Gilles

27
– Yori
– São Cosme e Damião
– Arcanjo Rafael

29
– Oxalá
– Arcanjo Miguel

30
– Xangô Caô
– São Jerônimo
– Arcanjo Saquiel

04
– Oxalá
– S. Francisco de Assis
– Arcanjo Miguel

12
– Oxum – Yemanjá
– N. Sra. Aparecida
– Arcanjo Gabriel

27
– Ogum de Lei
– Aniv. do Mentor Sr. Zeferino
– Arcanjo Camael

02
– Yorimá
– Arcanjo Cassiel

04
– Yansã
– Santa Bárbara
– Arcanjo Gabriel

08
– Yemanjá
– Imaculada Conceição
– Arcanjo Gabriel

14
– Dia dos Marinheiros

17
– Yorimá
– São Lázaro
– Arcanjo Cassiel

25
– Oxalá
– Natal de Jesus
– Arcanjo Miguel

Fraternidade Socorrista Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino

Nossa Casa

SEU ZEFERINO é o nosso Guia Mentor Chefe da Casa junto com MÃE YEMANJÁ.

Ciclos e Dietas dos Orixás

Ciclos e Dietas dos Orixás

Cada período de um ano é governado por determinada energia. Em...

Alguns Pontos Cantados

Hino da Umbanda

J.M.Alves

 

Refletiu a Luz Divina

Com todo seu esplendor

Vem do reino de Oxalá

Onde há paz e Amor

Luz que refletiu na terra

Luz que refletiu no mar

Luz que veio de Aruanda

Para tudo iluminar

A Umbanda é paz e amor

É um mundo cheio de Luz

É força que nos dá vida

E a Grandeza nos conduz

Avante filho de fé

Como a nossa lei não há

Levando ao mundo inteiro

A bandeira de Oxalá

Pontos de Abertura de Gira

Eu abro a nossa gira
Com Deus e Nossa Senhora
Eu abro a nossa gira
Sandorê Pemba de Angola

Abrimos a nossa gira
Pedimos de coração
Ao nosso pai Oxalá
Para cumprir nossa missão

Pontos Diversos

Corre a gira pai Ogum
Filho quer se defumar
Umbanda tem fundamento
É preciso preparar
Com incenso e benjoim
Alecrim e alfazema
Defuma filhos de fé
Com as ervas da Jurema

Tá caindo flor
Tá caindo flor
Lá do céu
Cai na terra
Oi, tá caindo flor

São joão batizou Cristo
Cristo batizou João
Nas águas  nas águas do rio jordão

Pisa na umbanda pisa devagar
Afirma o pensamento
que é pra não tombar
Jesus cristo também foi traído
Praticando a caridade
Nesse mundo perdido
Salve a mãe Sereia rainha do mar
Ela pega o pensamento em qualquer lugar

Um abraço dado de bom coração
É mais do que uma bênção
É uma bênção uma benção

Ô Deus lhe pague
Ô Deus lhe ajude
Deus que te dê felicidade e saúde

Ponto para Bater Cabeça

Você que é filho de pemba
Você que é filho de fé
Bate a cabeça
E peça a Zambi o que quiser

Bate a cabeça bate
Nos pés de nosso congá
Bate a cabeça bate
Saravá nossa babá
Embala eu mamãe embala eu
Saravá suas coroa
Saravá seus Orixás
Saravá povo de Umbanda
Salve os filhos de Oxalá

Ponto para Vibração das Sete Linhas

Choramingando
Composição: Paulo Leminsk
Áudio extraído do site: paimaneco.org.br

Choramingando as minhas mágoas
Não vou a lugar nenhum
Antes eu gritasse
Antes eu berrasse
Chamando por Ogum
Ogum, Ogum…

Pontos para Povo da Bahia

Saudação: PRÁ BAHIA MEU PAI

ENTREI NESSA CASA
CHAMANDO POR SEU ZEFERINO
E O SEU OGUM ME RESPONDEU
ZEFERINO ESTÁ AO MEU LADO
ZEFERINO FOI BOM SOLDADO
A PAZ ELE MERECEU
ELE RECEBEU

Se ele é baiano
Agora que eu quero ver
Dançar catira no azeite de dendê
Eu quero ver os baianos de Aruanda
Trabalhando na Umbanda
Prá quimbanda não vencer

Na Bahia tem
Vou mandar buscar
Lampião de vidro ô sadona
Para clarear ô
Para clarear

Bahia  Ô África
Venha nos ajudar
Força baiana
Força africana
Força Divna
Vem cá Vem cá

Quando eu vim da Bahia
Estrada eu não via
Cada encruza
Que eu passava
Uma vela eu acendia

Quando eu venho da Bahia
Eu trago meu patuá
Terreiro que tem mironga
Baiano vem mirongar
Bahia ê ê ê ê
Bahia ê ê ê á

Alguns Pontos Cantados

Hino da Umbanda

J.M.Alves

 

Refletiu a Luz Divina

Com todo seu esplendor

Vem do reino de Oxalá

Onde há paz e Amor

Luz que refletiu na terra

Luz que refletiu no mar

Luz que veio de Aruanda

Para tudo iluminar

A Umbanda é paz e amor

É um mundo cheio de Luz

É força que nos dá vida

E a Grandeza nos conduz

Avante filho de fé

Como a nossa lei não há

Levando ao mundo inteiro

A bandeira de Oxalá

Pontos de Abertura de Gira

Eu abro a nossa gira
Com Deus e Nossa Senhora
Eu abro a nossa gira
Sandorê Pemba de Angola

Abrimos a nossa gira
Pedimos de coração
Ao nosso pai Oxalá
Para cumprir nossa missão

Pontos Diversos

Corre a gira pai Ogum
Filho quer se defumar
Umbanda tem fundamento
É preciso preparar
Com incenso e benjoim
Alecrim e alfazema
Defuma filhos de fé
Com as ervas da Jurema

Tá caindo flor
Tá caindo flor
Lá do céu
Cai na terra
Oi, tá caindo flor

São joão batizou Cristo
Cristo batizou João
Nas águas  nas águas do rio jordão

Pisa na umbanda pisa devagar
Afirma o pensamento
que é pra não tombar
Jesus cristo também foi traído
Praticando a caridade
Nesse mundo perdido
Salve a mãe Sereia rainha do mar
Ela pega o pensamento em qualquer lugar

Um abraço dado de bom coração
É mais do que uma bênção
É uma bênção uma benção

Ô Deus lhe pague
Ô Deus lhe ajude
Deus que te dê felicidade e saúde

Ponto para Bater Cabeça

Você que é filho de pemba
Você que é filho de fé
Bate a cabeça
E peça a Zambi o que quiser

Bate a cabeça bate
Nos pés de nosso congá
Bate a cabeça bate
Saravá nossa babá
Embala eu mamãe embala eu
Saravá suas coroa
Saravá seus Orixás
Saravá povo de Umbanda
Salve os filhos de Oxalá

Ponto para Vibração das Sete Linhas

Choramingando
Composição: Paulo Leminsk
Áudio extraído do site: paimaneco.org.br

Choramingando as minhas mágoas
Não vou a lugar nenhum
Antes eu gritasse
Antes eu berrasse
Chamando por Ogum
Ogum, Ogum…

Pontos para Povo da Bahia

Saudação: PRÁ BAHIA MEU PAI

ENTREI NESSA CASA
CHAMANDO POR SEU ZEFERINO
E O SEU OGUM ME RESPONDEU
ZEFERINO ESTÁ AO MEU LADO
ZEFERINO FOI BOM SOLDADO
A PAZ ELE MERECEU
ELE RECEBEU

Se ele é baiano
Agora que eu quero ver
Dançar catira no azeite de dendê
Eu quero ver os baianos de Aruanda
Trabalhando na Umbanda
Prá quimbanda não vencer

Na Bahia tem
Vou mandar buscar
Lampião de vidro ô sadona
Para clarear ô
Para clarear

Bahia  Ô África
Venha nos ajudar
Força baiana
Força africana
Força Divna
Vem cá Vem cá

Quando eu vim da Bahia
Estrada eu não via
Cada encruza
Que eu passava
Uma vela eu acendia

Quando eu venho da Bahia
Eu trago meu patuá
Terreiro que tem mironga
Baiano vem mirongar
Bahia ê ê ê ê
Bahia ê ê ê á

Veja também:

Hierarquia Divina

Hierarquia Divina

Através das Antigas Tradições a humanidade recebeu revelações que...

Orixás

Orixás

Essências maiores além da compreensão dos encarnados neste planeta...

Sete Linhas da Umbanda

Na Umbanda se reconhece apenas 7 Orixás, os quais são respeitados como...

Considerações sobre o Congá

O altar nos apoia em nossa concentração para os trabalhos espirituais...

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Orixás

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Na Umbanda se reconhece apenas 7 Orixás, os quais são respeitados como...

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