Muitas palavras utilizadas na ritualística da Umbanda são de origem: africana, como o yorubá ou bantu; indígena, vindas do tronco tupi-guarani e de palavras que surgiram da mistura ou combinação das duas anteriores, que se tornaram um dialeto diferenciado de uso popular e simples.
Para a reunião de pessoas que realizam um culto religioso para o contacto com o sagrado deu-se o nome de gira. O caminho trilhado pelos espíritos ou mensageiros iluminados recebeu o mesmo nome. Portanto pode-se entender que a palavra gira signifique caminho de contacto sagrado entre os dois planos o material e o espiritual.
As giras contêm um ritual que possuem as etapas: Abertura; Chamada de Linha; Passes ou Consultas; e Encerramento.
Para os participantes da corrente de trabalho (médiuns), existe uma preparação especial anterior ao momento da reunião.
Os médiuns, integrantes da corrente espiritual, possuem obrigações antes, durante e depois dos trabalhos.
ANTES:
1) Todos os integrantes, em sua maioria, já receberam do nosso Mentor a informação sobre Pai e Mãe de Cabeça, ou seja os seus Orixás Protetores.
Cada Orixá possui ervas que devem ser utilizadas em banhos de limpeza e proteção, que precisam ser tomados três vezes por semana e inclusive na véspera do trabalho.
2) Acender uma vela branca para seu Anjo da Guarda pedindo proteção, fortalece o raciocínio e a percepção, quer dizer os guias se aproximam, incorporam e realizam suas tarefas com maior facilidade.
3) Usar roupa branca e adequada, quer dizer vestir um escudo que pode absorver a Luz Divina em toda a sua grandeza. Além de ser uma farda, pois somos o Exército de Oxalá na Terra, é sinal de imenso respeito pela missão de nossos protetores. Qual exército admite roupas inadequadas? Todos exigem a limpeza da roupa, o carinho com os detalhes representa imenso respeito e amor pela força que nos conduz pela espiritualidade. Adequada quer dizer também ser respeitosa, discreta, pois nossa religião assim merece ser lembrada.
Incluso nesta vestimenta está o Pano de Cabeça, uma toalha individual utilizada pelo médium em diversas ocasiões. Em dias de Saudação aos Arcanjos e Orixás, alguns deverão lavar a cabeça e envolvê-la com esta toalha. Mas mesmo em todos os dias de trabalhos é recomendável seu uso.
DURANTE:
Devemos conhecer as etapas do Ritual de Abertura e Encerramento dos Trabalhos. É essencial a participação de todos cantando, batendo palmas, além de sinal de amor e respeito, é homenagem sincera por todas as linhas de trabalho. O instrumento que usamos em nosso ritual é o atabaque, considerado parte fundamental que dá as direções dos trabalhos espirituais. É considerado como Orixá, intermediário entre nós e o Astral Superior, merecendo de todos o maior respeito. Aquele que toca o atabaque (tabaqueiro, ogan ) dá o ritmo dos cantos.
Aqueles que só cantam os pontos chamam-se CURIMBA. Na falta desse coral, todos os integrantes da corrente devem cantar harmoniosamente juntos.
Manter-se atento durante os trabalhos é de grande importância, pois os Espíritos que vêm trabalhar em terra merecem atenção necessária. Todos os tipos de mensagens são deixados para que saibamos melhor entender as lições que Oxalá nos manda, estamos constantemente aprendendo. Dispersar, falar sobre coisas diversas que não o conteúdo das mensagens é deixar correr para fora de nós o banho de Luz que podemos receber é o mesmo que ser indigno, ingrato aos amigos espirituais por toda a bênção que recebemos.
ORAI E VIGIAI!
Nosso ritual foi organizado pelo Mentor de nossa Fraternidade, não devendo ser considerado como o mais acertado e sim correspondente às necessidades dos espíritos em forma ampla e desprovida de conflitos. Cada templo se adapta com as diretrizes de seus mentores, pois a unificação ainda não foi estabelecida. Assim sendo respeitamos as diferenças, porque existem conforme as determinações divinas e não temporais. O objetivo maior é a Prática da Caridade e Amor Fraterno.
1) DEFUMAÇÃO – Purificação do ambiente e das pessoas.
Faz-se a defumação: do Altar onde estão as imagens; do atabaque e seu ogan; da orientadora espiritual; dos médiuns da corrente; da assistência; de todo o entorno dos trabalhos (quintal, salas de trabalho, caminho até a porteira); deixa-se o turíbulo* na porta do terreiro para defumar os que depois chegarem.
*(instrumento usado com carvão e incensos – alecrim, benjoim, incenso, sândalo, alfazema)
2) BATER CABEÇA
Trata-se da parte do ritual de abertura bater cabeça, ou seja, reverenciar as forças que estão para chegar tornando o chão em Lugar Sagrado. Em nossa cabeça (coroa), está a força de nossos Orixás Protetores, que humildemente reverencia somente o Astral Superior representado em nosso Congá (Altar onde estão as imagens dos Santos e as velas acesas que representam sua Luz presente).
Esta reverência é acompanhada de grande sinal de humildade perante os guias que nos protegem.
3) PRECE DE ABERTURA
Em nossa Casa possuímos 3 orações para Abertura de Trabalho:
PRECE DE CÁRITAS , INVOCAÇÃO DAS SETE LINHAS E ORAÇÃO PARA SANTA SARA KALI. Nesse momento todos deverão estar de joelhos na corrente, e em pé os que estiverem na assistência.
Após a leitura da Prece o canto de abertura
4) SAUDAÇÃO AOS EXÚS
Todos voltados para o portão de entrada. Pedindo licença para a porteira ser fechada para os espíritos de baixa frequência e garantir o bom andamento dos trabalhos.
Cada um saúda o Exú Guardião protetor da casa e o seu protetor.
5) CANTAMOS o HINO DA UMBANDA (J.M.ALVES)
6) LOUVAÇÃO para OXALÁ
7) PONTO para YANSÃ – Pedindo firmeza
8) PONTO de SAUDAÇÃO para as SETE LINHAS
De acordo com o calendário de trabalhos espirituais serão cantados os pontos de chamada, firmeza, agradecimento, confraternização. Em cada situação do trabalho se pede determinados cantos para firmar o local nas vibrações atraindo as melhores vibrações. Literalmente aqui é aplicado o dito popular “QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA“.
Procurar a harmonia no canto não quer dizer que devemos ter aula de canto, e sim nos integrar ao grupo cantando seguindo o ritmo, porque embora poucos saibam cada vibração possui uma nota musical e entonação adequada.
Quando qualquer um dos irmãos aprender pontos diferentes ensine aos demais, é sempre bom cantarmos para nossos amigos espirituais.
9) Cantamos o ponto de Subida para as entidades incorporadas. Após realiza-se a Prece de Encerramento e em seguida o Ponto do Fechamento de Trabalho Espiritual.
10) Todos se retiram respeitosamente do espaço ocupado pelos médiuns e assistência, despedindo-se fraternalmente.
Em capítulos à parte serão descritos os tipos de trabalho e as linhas com as quais trabalhamos.
Giras de:
1) Yorimá = Pretos Velhos
2) Caboclos de todas as Linhas
3) Yori = Crianças
4) Povo do Oriente = a ) Magia Egípcia ; b) Povo Cigano ; c) Corrente Médica do Espaço
5) Yemanjá = as Yabás com suas Caboclas e Marinheiros
6) Baianos e Boiadeiros
7) Exús Guardiões
8) Magia dos Antigos (estudos): Gregos; Romanos; Germânicos; Celtas Povo
20
– Oxossi
– São Sebastião
– Arcanjo Haniel
02
– Yemanjá
– N. Sra. dos Navegantes
– Arcanjo Gabriel
* Carnaval e Quaresma
Tempo do Exú do Orixá
17
– Oxalá
– S. José de Arimatéia
– Arcanjo Miguel
19
– Oxalá
– São José
– Arcanjo Miguel
21
– Yorimá
– São Bento
– Arcanjo Cassiel
31
– Oxalá
– São Benedito
– Arcanjo Miguel
13
– Oxossi
– Aniv. Cacique Águia Branca
– Arcanjo Haniel
23
– Ogum
– São Jorge
– Arcanjo Camael
13
– Yorimá
– Pretos Velhos
– Arcanjo Cassiel
22
– Oxalá
– Santa Rita de Cássia
– Arcanjo Miguel
24
– Santa Sarah
(Padroeira do Povo Cigano)
30
– Ogum Yara
– Santa Joana D’arc
– Arcanjo Camael
13
– Oxalá
– Santo Antonio
– Arcanjo Miguel
– Tranição de Ogum para Xangô
24
– Xangô Agodô
– São João Batista
– Arcanjo Saquiel
29
– Xangô Alufam
– São Pedro
– Xangô Alafim
– São Paulo
– Arcanjo Saquiel
22
– Oxalá
– Sta. Maria Madalena
– Arcanjo Miguel
25
– Xangô Djacutá
– São Tiago
– Arcanjo Saquiel
26
– Xangô Aganju
– São Joaquim
– Arcanjo Saquiel
– Nanã
– Sant’Ana
Arcanjo Gabriel
16
– Yorimá
– São Roque
– Arcanjo Cassiel
28
– Xangô Abomi
– Santo Agostinho
– Arcanjo Saquiel
Lua Crescente Aniv. Mestre Gilles
27
– Yori
– São Cosme e Damião
– Arcanjo Rafael
29
– Oxalá
– Arcanjo Miguel
30
– Xangô Caô
– São Jerônimo
– Arcanjo Saquiel
04
– Oxalá
– S. Francisco de Assis
– Arcanjo Miguel
12
– Oxum – Yemanjá
– N. Sra. Aparecida
– Arcanjo Gabriel
27
– Ogum de Lei
– Aniv. do Mentor Sr. Zeferino
– Arcanjo Camael
02
– Yorimá
– Arcanjo Cassiel
04
– Yansã
– Santa Bárbara
– Arcanjo Gabriel
08
– Yemanjá
– Imaculada Conceição
– Arcanjo Gabriel
14
– Dia dos Marinheiros
17
– Yorimá
– São Lázaro
– Arcanjo Cassiel
25
– Oxalá
– Natal de Jesus
– Arcanjo Miguel
SEU ZEFERINO é o nosso Guia Mentor Chefe da Casa junto com MÃE YEMANJÁ.
É preciso entender que a Umbanda, nascida e praticada no Brasil, com...
No processo da criação descrito no Gênesis, em cada etapa foi deixado um guardião e zelador da obra divina com o nome de Arcanjos.
Estão relacionados os signos, os Orixás correspondentes, influência planetária....
Em nossa casa buscamos o melhor para nossas almas nas forças...
Da Legião dos Caboclos de Oxalá, José de Arimatéia comanda médicos, cientistas...
Cada período de um ano é governado por determinada energia...
Muitas palavras utilizadas na ritualística da Umbanda são de origem: africana, como o yorubá ou bantu; indígena, vindas do tronco tupi-guarani e de palavras que surgiram da mistura ou combinação das duas anteriores, que se tornaram um dialeto diferenciado de uso popular e simples.
Para a reunião de pessoas que realizam um culto religioso para o contacto com o sagrado deu-se o nome de gira. O caminho trilhado pelos espíritos ou mensageiros iluminados recebeu o mesmo nome. Portanto pode-se entender que a palavra gira signifique caminho de contacto sagrado entre os dois planos o material e o espiritual.
As giras contêm um ritual que possue as etapas: Abertura; Chamada de Linha; Passes ou Consultas; e Encerramento.
Para os participantes da corrente de trabalho (médiuns), existe uma preparação especial anterior ao momento da reunião.
Os médiuns, integrantes da corrente espiritual, possuem obrigações antes, durante e depois dos trabalhos.
ANTES:
1) Todos os integrantes, em sua maioria, já receberam do nosso Mentor a informação sobre Pai e Mãe de Cabeça, ou seja os seus Orixás Protetores.
Cada Orixá possue ervas que devem ser utilizadas em banhos de limpeza e proteção, que precisam ser tomados três vezes por semana e inclusive na véspera do trabalho.
2) Acender uma vela branca para seu Anjo da Guarda pedindo proteção, fortalece o raciocínio e a percepção, quer dizer os guias se aproximam, incorporam e realizam suas tarefas com maior facilidade.
3) Usar roupa branca e adequada, quer dizer vestir um escudo que pode absorver a Luz Divina em toda a sua grandeza. Além de ser uma farda, pois somos o Exército de Oxalá na Terra, é sinal de imenso respeito pela missão de nossos protetores. Qual exército admite roupas inadequadas? Todos exigem a limpeza da roupa, o carinho com os detalhes representa imenso respeito e amor pela força que nos conduz pela espiritualidade. Adequada quer dizer também ser respeitosa, discreta, pois nossa religião assim merece ser lembrada.
Incluso nesta vestimenta está o Pano de Cabeça, uma toalha individual utilizada pelo médium em diversas ocasiões. Em dias de Saudação aos Arcanjos e Orixás, alguns deverão lavar a cabeça e envolvê-la com esta toalha. Mas mesmo em todos os dias de trabalhos é recomendável seu uso.
DURANTE:
Devemos conhecer as etapas do Ritual de Abertura e Encerramento dos Trabalhos. É essencial a participação de todos cantando, batendo palmas, além de sinal de amor e respeito, é homenagem sincera por todas as linhas de trabalho. O instrumento que usamos em nosso ritual é o atabaque, considerado parte fundamental que dá as direções dos trabalhos espirituais. É considerado como Orixá, intermediário entre nós e o Astral Superior, merecendo de todos o maior respeito. Aquele que toca o atabaque (tabaqueiro, ogan ) dá o ritmo dos cantos.
Aqueles que só cantam os pontos chamam-se CURIMBA. Na falta desse coral, todos os integrantes da corrente devem cantar harmoniosamente juntos.
Manter-se atento durante os trabalhos é de grande importância, pois os Espíritos que vêm trabalhar em terra merecem atenção necessária. Todos os tipos de mensagens são deixados para que saibamos melhor entender as lições que Oxalá nos manda, estamos constantemente aprendendo. Dispersar, falar sobre coisas diversas que não o conteúdo das mensagens é deixar correr para fora de nós o banho de Luz que podemos receber é o mesmo que ser indigno, ingrato aos amigos espirituais por toda a bênção que recebemos.
ORAI E VIGIAI!
Nosso ritual foi organizado pelo Mentor de nossa Fraternidade, não devendo ser considerado como o mais acertado e sim correspondente às necessidades dos espíritos em forma ampla e desprovida de conflitos. Cada templo se adapta com as diretrizes de seus mentores, pois a unificação ainda não foi estabelecida. Assim sendo respeitamos as diferenças, porque existem conforme as determinações divinas e não temporais. O objetivo maior é a Prática da Caridade e Amor Fraterno.
1) DEFUMAÇÃO – Purificação do ambiente e das pessoas.
Faz-se a defumação: do Altar onde estão as imagens; do atabaque e seu ogan; da orientadora espiritual; dos médiuns da corrente; da assistência; de todo o entorno dos trabalhos (quintal, salas de trabalho, caminho até a porteira); deixa-se o turíbulo* na porta do terreiro para defumar os que depois chegarem.
*(instrumento usado com carvão e incensos – alecrim, benjoim, incenso, sândalo, alfazema)
2) BATER CABEÇA
Trata-se da parte do ritual de abertura bater cabeça, ou seja, reverenciar as forças que estão para chegar tornando o chão em Lugar Sagrado. Em nossa cabeça (coroa), está a força de nossos Orixás Protetores, que humildemente reverencia somente o Astral Superior representado em nosso Congá (Altar onde estão as imagens dos Santos e as velas acesas que representam sua Luz presente).
Esta reverência é acompanhada de grande sinal de humildade perante os guias que nos protegem.
3) PRECE DE ABERTURA
Em nossa Casa possuímos 3 orações para Abertura de Trabalho:
PRECE DE CÁRITAS , INVOCAÇÃO DAS SETE LINHAS E ORAÇÃO PARA SANTA SARA KALI. Nesse momento todos deverão estar de joelhos na corrente, e em pé os que estiverem na assistência.
Após a leitura da Prece o canto de abertura
4) SAUDAÇÃO AOS EXÚS
Todos voltados para o portão de entrada. Pedindo licença para a porteira ser fechada para os espíritos de baixa frequência e garantir o bom andamento dos trabalhos.
Cada um saúda o Exú Guardião protetor da casa e o seu protetor.
5) CANTAMOS o HINO DA UMBANDA (J.M.ALVES)
6) LOUVAÇÃO para OXALÁ
7) PONTO para YANSÃ – Pedindo firmeza
8) PONTO de SAUDAÇÃO para as SETE LINHAS
De acordo com o calendário de trabalhos espirituais serão cantados os pontos de chamada, firmeza, agradecimento, confraternização. Em cada situação do trabalho se pede determinados cantos para firmar o local nas vibrações atraindo as melhores vibrações. Literalmente aqui é aplicado o dito popular “QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA“.
Procurar a harmonia no canto não quer dizer que devemos ter aula de canto, e sim nos integrar ao grupo cantando seguindo o ritmo, porque embora poucos saibam cada vibração possui uma nota musical e entonação adequada.
Quando qualquer um dos irmãos aprender pontos diferentes ensine aos demais, é sempre bom cantarmos para nossos amigos espirituais.
9) Cantamos o ponto de Subida para as entidades incorporadas. Após realiza-se a Prece de Encerramento e em seguida o Ponto do Fechamento de Trabalho Espiritual.
10) Todos se retiram respeitosamente do espaço ocupado pelos médiuns e assistência, despedindo-se fraternalmente.
Em capítulos à parte serão descritos os tipos de trabalho e as linhas com as quais trabalhamos.
Giras de:
1) Yorimá = Pretos Velhos
2) Caboclos de todas as Linhas
3) Yori = Crianças
4) Povo do Oriente = a ) Magia Egípcia ; b) Povo Cigano ; c) Corrente Médica do Espaço
5) Yemanjá = as Yabás com suas Caboclas e Marinheiros
6) Baianos e Boiadeiros
7) Exús Guardiões
8) Magia dos Antigos (estudos): Gregos; Romanos; Germânicos; Celtas Povo
20
– Oxossi
– São Sebastião
– Arcanjo Haniel
02
– Yemanjá
– N. Sra. dos Navegantes
– Arcanjo Gabriel
* Carnaval e Quaresma
Tempo do Exú do Orixá
17
– Oxalá
– S. José de Arimatéia
– Arcanjo Miguel
19
– Oxalá
– São José
– Arcanjo Miguel
21
– Yorimá
– São Bento
– Arcanjo Cassiel
31
– Oxalá
– São Benedito
– Arcanjo Miguel
13
– Oxossi
– Aniv. Cacique Águia Branca
– Arcanjo Haniel
23
– Ogum
– São Jorge
– Arcanjo Camael
13
– Yorimá
– Pretos Velhos
– Arcanjo Cassiel
22
– Oxalá
– Santa Rita de Cássia
– Arcanjo Miguel
24
– Santa Sarah
(Padroeira do Povo Cigano)
30
– Ogum Yara
– Santa Joana D’arc
– Arcanjo Camael
13
– Oxalá
– Santo Antonio
– Arcanjo Miguel
– Tranição de Ogum para Xangô
24
– Xangô Agodô
– São João Batista
– Arcanjo Saquiel
29
– Xangô Alufam
– São Pedro
– Xangô Alafim
– São Paulo
– Arcanjo Saquiel
22
– Oxalá
– Sta. Maria Madalena
– Arcanjo Miguel
25
– Xangô Djacutá
– São Tiago
– Arcanjo Saquiel
26
– Xangô Aganju
– São Joaquim
– Arcanjo Saquiel
– Nanã
– Sant’Ana
Arcanjo Gabriel
16
– Yorimá
– São Roque
– Arcanjo Cassiel
28
– Xangô Abomi
– Santo Agostinho
– Arcanjo Saquiel
Lua Crescente Aniv. Mestre Gilles
27
– Yori
– São Cosme e Damião
– Arcanjo Rafael
29
– Oxalá
– Arcanjo Miguel
30
– Xangô Caô
– São Jerônimo
– Arcanjo Saquiel
04
– Oxalá
– S. Francisco de Assis
– Arcanjo Miguel
12
– Oxum – Yemanjá
– N. Sra. Aparecida
– Arcanjo Gabriel
27
– Ogum de Lei
– Aniv. do Mentor Sr. Zeferino
– Arcanjo Camael
02
– Yorimá
– Arcanjo Cassiel
04
– Yansã
– Santa Bárbara
– Arcanjo Gabriel
08
– Yemanjá
– Imaculada Conceição
– Arcanjo Gabriel
14
– Dia dos Marinheiros
17
– Yorimá
– São Lázaro
– Arcanjo Cassiel
25
– Oxalá
– Natal de Jesus
– Arcanjo Miguel
SEU ZEFERINO é o nosso Guia Mentor Chefe da Casa junto com MÃE YEMANJÁ.
SEU ZEFERINO é o nosso Guia Mentor Chefe da Casa junto com MÃE YEMANJÁ.
Na Umbanda o Povo da Bahia, tanto é a manifestação de espíritos nordestinos (entidades femininas e masculinas) ou como os boiadeiros...
Os mensageiros destas Linhas em suas diversas Legiões se manifestam em giras que se iniciam após o ritual de abertura. Cada uma das Linhas....
Os trabalhos realizados pelos Marinheiros são de fundamental importância, merecem nossa gratidão e respeito. São espíritos humildes e iluminados...
Os Pretos Velhos são as manifestações amorosas que nos aconselham, fazem recomendação para melhores atitudes diante de nossa vida. São as poderosas....
As Legiões comandadas nesta Linha são intensas em cada etapa ou evolução das energias que movimentam a vida na composição corpo e alma. Emoção e Ação.
O brilho das mensagens trazidas pelas crianças nos revela a imensa sabedoria angelical. O amor que trazem e a caridade que praticam são intensos e puros.
A Linha de Oxalá comanda as entidades, sob a vigilância das Sub-Falanges, que trabalham para o Povo do Oriente. Esta graduação não diminui o valor das manifestações...
As entidades integrantes desta polaridade são iluminadas e vigilantes, bem distantes do conceito de destruidores e integrantes das trevas.
Na Umbanda o Povo da Bahia, tanto é a manifestação de espíritos nordestinos (entidades femininas e masculinas) ou como os boiadeiros...
Os mensageiros destas Linhas em suas diversas Legiões se manifestam em giras que se iniciam após o ritual de abertura. Cada uma das Linhas....
Os trabalhos realizados pelos Marinheiros são de fundamental importância, merecem nossa gratidão e respeito. São espíritos humildes e iluminados...
Os Pretos Velhos são as manifestações amorosas que nos aconselham, fazem recomendação para melhores atitudes diante de nossa vida.
As Legiões comandadas nesta Linha são intensas em cada etapa ou evolução das energias que movimentam a vida na composição corpo e alma. Emoção e Ação.
O brilho das mensagens trazidas pelas crianças nos revela a imensa sabedoria angelical. O amor que trazem e a caridade que praticam...
A Linha de Oxalá comanda as entidades, sob a vigilância das Sub-Falanges, que trabalham para o Povo do Oriente.
As entidades integrantes desta polaridade são iluminadas e vigilantes, bem distantes do conceito de destruidores e integrantes das trevas.
Através das Antigas Tradições a humanidade recebeu revelações que...
Essências maiores além da compreensão dos encarnados neste planeta...
Na Umbanda se reconhece apenas 7 Orixás, os quais são respeitados como...
O altar nos apoia em nossa concentração para os trabalhos espirituais...
Através das Antigas Tradições a humanidade recebeu revelações que...
Essências maiores além da compreensão dos encarnados neste planeta...
Na Umbanda se reconhece apenas 7 Orixás, os quais são respeitados como...
O altar nos apoia em nossa concentração para os trabalhos espirituais...
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