homecontato

 

Orixás e Ciclos

Cada período de um ano é governado por determinada energia. Em nossa casa trabalhamos com as energias planetárias, seus Arcanjos e respectivos Orixás.
Abaixo encontra-se a tabela de correspondência com os dias da semana. Através dela saberemos qual Orixá comanda o ano, sabendo-se que dia da semana é o primeiro dia do ano.
Também utilizamos em nossa casa a influência do Planeta Regente do ano.
ARCANJO

ORIXÁ

PLANETA

DIA DA SEMANA

MIGUEL

OXALÁ

SOL

Domingo

GABRIEL

YEMANJÁ

LUA

Segunda-feira

CAMAEL

OGUM

MARTE

Terça-feira

RAFAEL

YORI*

MERCÚRIO

Quarta-feira

SAQUIEL

XANGÔ

JÚPITER

Quinta-feira

ANAEL

OXOSSI

VÊNUS

Sexta-feira

CASSIEL

YORIMÁ**

SATURNO

Sábado

*Cosme e Damião         ** Preto Velho

Por Exemplo =  em 2010 começou numa sexta-feira, a Força de Oxosse é a energia que comanda o ano.
Pela Influência Planetária, no qual é feito um cálculo para verificar a regência planetária, Vênus é o planeta regente de 2010, Oxosse é o Orixá que comanda. Portanto para nossa casa, este ano é comandado por Oxosse e Oxum.

Quanto ao decorrer do ano, o calendário de Saudações é fixo, e demarcam os períodos de maior domínio de uma determinada força. Esse domínio, é o momento em que ocorre maior irradiação de energia que devem ser equilibrados através de preces, banhos, encontros com os sítios vibratórios dos Orixás, ou quando for por determinação do Mentor espiritual.

Nesses momentos ocorrem grandes sensações de transtorno ou desequilíbrio quando não se está devidamente sintonizado com a energia.  Prejuízos podem ser evitados através do conhecimento simples das ervas, cores, frutas, pedras, meditações, etc.

A seguir mês a mês, os Orixás que dominam neste período, suas ervas mais utilizadas, a dieta mais adequada e as sensações e meditações inerentes a cada ciclo. Alguns casos especiais podem ser esclarecidos com o Mentor da casa.

Janeiro
OXOSSE
ERVAS: malva, amor perfeito, erva cidreira, araçá, guiné, pariparoba, avenca, samambaia, alecrim do campo.
DIETA: milho cozido ou qualquer derivado, como polenta, bolo de milho, mel (com exceção da tribo dos Guaranis), mamão, pêra, melão, coco, abóbora, jiló, vinho branco (com moderação), garapa (caldo de cana), suco de limão com açúcar mascavo, água de coco.
ATITUDES: a sinceridade fica mais aflorada = cuidado com o que diz; busca pelo grupo de afinidades; necessidade de mudanças materiais e espirituais.

Fevereiro
YEMANJÁ
ERVAS: palma de S. José, Aguapé, lágrimas-de-Nossa Senhora, hortelã, jasmim,  alfazema, angélica, manjericão, pétalas de rosa branca, algas marinhas, malva.
DIETA: manjar branco, peixes de água doce, bolinhos de arroz, mamão, canjica branca com leite de coco, chá de maçã.
ATITUDES: surge a mãe que tudo permite e a todos acolhe = analise bem as decisões que tomar. Fase de liberar o que está reprimido, não se machuque e nem machuque os outros.

Carnaval / Quaresma / Sexta-Feira Santa
TEMPO DE EXU GUARDIÃO = EXU DO ORIXÁ
COR: Vermelho / Preto / Branco
GUIAS: Mesmas cores.
ERVAS E DIETA: conforme o ORIXÁ PROTETOR.
ATITUDES: Muita reflexão, pois é tempo de Exu fazer ajustes cármicos com o seu médium protegido. Tudo será acertado conforme a evolução da missão principal que foi o acordo entre as partes. A reflexão deve se voltar para a melhor forma de superar dificuldades sem exageros

Março
21/03 SÃO BENTO - YORIMÁ
ERVAS: alecrim, alfazema, erva cidreira, arruda, café, camomila, cipreste, alfavaca, guiné, qualquer flor branca.
DIETA: Leve e saudável, abacaxi, pipoca, se quiser coma feijão preto com arroz, couve cozida.
ATITUDES:  momentos de combate espiritual podem ocorrer, portanto a ligação com a natureza é muito importante, em tudo DEUS está. A saúde depende de nós. Transformar, mudar, acomodar é tarefa constante.

Abril
SÃO JORGE - OGUM
ERVAS: espada de São Jorge, losna, porangaba, tanchagem, cravo branco/vermelho, folha de coqueiro, azaléia, folha de jabuticabeira.
DIETA: salada de batata, legumes em geral, creme de ovos, canjica amarela, frutas avermelhadas, coco, carnes assadas.
ATITUDES: despertar para os bons combates, determinação e objetivos claros movimentado com a energia. Controlar a franqueza e vaidade em excesso.

Maio
YORIMÁ - PRETOS VELHOS
ERVAS: alfazema, alecrim do campo, erva cidreira, arruda, café, camomila, cipreste, lágrima-de-Nossa Senhora, qualquer flor branca.
DIETA: feijoada, couve cozida, suco de laranja.
ATITUDES: estudar mais os assuntos da fé e do espírito. Tratar tudo e a todos com respeito, aplique a tolerância no dia a dia. Fortaleça o espírito com preces e rituais, e o corpo com banhos e purificação.

Junho
XANGÔ
ERVAS: levante, manjericão roxo, romã, ameixeira, folha/flor de pessegueiro, erva de S. João, cavalinha, guiné.
DIETA: Quiabo, pirão de farinha de mandioca com folhas de mostarda, camarão ou caldo de carne bovina. Chá de gengibre com melaço ou rapadura.
ATITUDES: A Justiça Divina pertence à Deus. Ficar mais atento para as injustiças pequenas do dia a dia , procure pensar mais para falar sobre algo. Busque aperfeiçoamento espiritual, respeitando rituais diferentes, fortaleça o corpo e a mente com atitudes saudáveis.

Julho
SANT’ANA - NANÃ
ERVAS:agapanto, assa-peixe, avenca, cedrinho, cipreste, manacá.
DIETA: beterraba, arroz bem cozido, folhas de mostarda, melão, abóbora cozida com mel de abelhas, água mineral.
ATITUDES: momento de refletir sobre a compaixão, a tolerância. Exercitar a paciência constantemente. Afaste-se de comentários maldosos.

Agosto
SÃO ROQUE - YORIMÁ
ERVAS: alfazema, alecrim do campo, erva cidreira, café, camomila, cipreste, alfavaca, qualquer flor branca.
DIETA: arroz, feijão preto, couve cozida, laranja, café, abacaxi.
ATITUDES: Reverenciar amigos fiéis, os espirituais, os animais, exercite a fidelidade de princípios. Muitos nessa época fazem banquetes para os cães em homenagem a S.Roque.

Setembro
FINAL DE CICLO DE XANGÔ + COSME E DAMIÃO(Yori) + ARCANJO MIGUEL (OXALÁ)
ERVAS: Utilizar as ervas de Xangô ou de Oxalá, nunca as duas juntas ou misturadas.
DIETA: Alimentos de Xangô ou de Oxalá.
ATITUDES: Refletir sobre a Justiça Divina encontrando-se com a maior das forças do universo. Aplicar o que se aprendeu na forma mais pura e sincera. Humildade para reconhecer erros e faltas.

COSME E DAMIÃO - YORI
ERVAS: acácia-mansa, camomila, cipó abre caminho, cedro rosa, arruda, alfazema, espadinha de Ogum, margarida, folha da amoreira, rosa cor de rosa.
DIETA: frutas em geral, doces com moderação, chá de camomila, mel, alface, verduras cozidas ou  cruas.
ATITUDES: desperte a criança interior para a alegria de viver, deixe ficar a pureza de caráter, sinceridade amorosa e silencio respeitoso diante daquilo que não conhece. “Eu te amo, te respeito, mesmo não te conhecendo direito”.

OXALÁ
ERVAS: boldo, flores e folhas de laranja, hortelã, poejo, sálvia,Palma de São José, flores de jasmim, pétalas de girassol.
DIETA: água mineral, cuscuz de legumes, canjica branca, evite comidas com dendê.
ATITUDES: Purifique-se com mensagens do Arcanjo Miguel, reflita sobre suas atitudes com os próximos e com a humanidade. Plante ervas reverenciando a natureza.

Outubro
NOSSA SENHORA APARECIDA - OXUM
ERVAS: erva cidreira, melissa, alfazema, flamboyant, lírio do brejo, colônia.
DIETA: farofa de banana, moqueca de peixe, todas as frutas exceto abacaxi, ovos  (salgado e doce), sucos de todas as frutas.
ATITUDES: Sintonia que favorece a fertilidade, criatividade. Brinque com crianças, tolerância e paixão. Exercite o amor fraterno sempre.

Novembro
FINADOS - YORIMÁ
ATITUDES: momento de reverenciar a memória dos antepassados, amigos e personalidades positivas. Honrá-los com preces. Solidariedade com doentes materiais e espirituais. Livre-se do que é inútil e sem importância.

Dezembro
FECHAMENTO DE CICLO COM A COMBINAÇÃO DE TODAS AS FORÇAS

04/12 YANSÃ - SANTA BÁRBARA
ERVAS:Umbaúba, levante, dormideira, eucalipto, espada de Santa Bárbara, palma vermelha.
DIETA: manga, feijão fradinho, acarajé, batata doce, suco de manga.
ATITUDES: Se no fechamento do ano deixou de fazer algo, receba a coragem de tentar de novo, persistência, impulso para recomeçar. O abatimento freia tudo na vida.

08/12 YEMANJÁ
ERVAS:palma de S.José, aguapé, pariparoba, hortelã, alfazema, pétalas de rosa branca.
DIETA: canjica com mel ou leite de coco, peixe de água doce, camarão, arroz, manjar branco, mamão.
ATITUDES: Fortalecer os laços familiares, respeitar a comunidade, evite confusões. Respeite e ensine o valor das águas para a humanidade.

14/12 MARINHEIROS
Mesmo de YEMANJÁ

17/12 SÃO LÁZARO - YORIMÁ
DIETA: evite os excessos
ATITUDES: desfazer-se de conceitos que atrapalham o progresso espiritual. Acrescente confiança das mensagens espirituais em sua vida diária.

25/12 NATAL DE JESUS - ARCANJO MIGUEL
ATITUDES: Purifique-se com as mensagens do Mestre Jesus. Participe de rituais de orações, pratique a fraternidade e a tolerância. Seja sempre um instrumento de pacificação.

 

Após as breves descrições dos Orixás em seus ciclos, as ervas, dietas e atitudes devem ser mantidas em reverência ao Exu Guardião, ou Exu do Orixá. O que se acrescenta sempre são as instruções dos mentores espirituais, que  determinam com maior precisão as necessidades de cada um.



   
KimDesign